As obras do Metrô de Porto Alegre devem ser concluídas em 2017. O anúncio foi feito nesta sexta pelo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, após um encontro com o prefeito José Fortunati. De acordo com Ribeiro, o projeto para licitação deve ser apresentado até março do ano que vem. Ele ressaltou que o início das obras está previsto para setembro de 2013.
A expectativa é de que sejam investidos R$ 2,468 bi por meio de Parcerias Público-Privadas. Ainda segundo o ministro, praticamente metade desse valor deve ser aplicado a fundo perdido, com origem no governo federal. Ribeiro acrescentou que Fortunati acertou, nesta sexta, os últimos detalhes para definir o cronograma da obra.
Além dos recursos para o Metrô, a Prefeitura vai administrar uma verba de R$ 230 milhões para macrodrenagem que deve beneficiar não só Porto Alegre, como também municípios da região Metropolitana. O ministro das Cidades ainda antecipou recursos para financiar uma linha de Aeromóvel para interligar os bairros de Canoas, nos próximos anos.
Saiba mais sobre o Metrô da Capital
– Traçado:
Fase 1 (deve ser entregue até 2017): 15 quilômetros, da Fiergs até o Centro, com 13 estações
Fase 2: 11 quilômetros, da Andradas até Antônio de Carvalho, com 10 estações
– Funcionamento integrado com as redes de ônibus, BRTs e Trensurb.
– Tarifa única para Porto Alegre e integrada com linhas metropolitanas e Trensurb
– Capacidade do veículo: entre 1 mil e 1,2 mil passageiros (máximo 6 passageiros/m²)
– Velocidade média na hora pico: 35 km/h
– Intervalo entre viagens estimada na hora pico: entre 1 e 2 minutos
– Demanda prevista na hora pico: entre 20 mil e 22 mil passageiros/hora/sentido
– Demanda diária prevista: entre 312 mil e 325 mil passageiros
– Capacidade máxima: até 40 mil passageiros por hora e sentido
– Distância média entre estações: 800 metros
O que deve ser implementado para o funcionamento do Metrô:
– Obras de infraestrutura dos túneis
– Obras de desvio de macro drenagem e redes
– Estações modernas
– Pátio de manutenção dos trens
– Reurbanização viária
– Central de operação e controle
– Subestações de energia elétrica
– Sistemas de sinalização e segurança
– Material rodante (trens)
Como vai ser a PPP:
– Prazo de concessão: 34 anos, sendo 4 investimento e 30 de operação
– Investimento nas obras e aquisição dos trens: 1º ao 4º ano
– Investimento adicional com compras de novos trens: 16º ano
– Os projetos eleitos serão remunerados pelo vencedor da licitação
O que cabe ao parceiro privado:
– Apresentação dos projetos
– Execução das obras: via permanente (trilhos), túneis, sistemas de apoio, estações, estrutura administrativa e pátio de manutenção
– Operação do metrô e atividades complementares
– Manutenção das edificações, equipamentos, material rodante e da via permanente
Composição Financeira Preliminar (em R$ milhões):
TOTAL DO INVESTIMENTO 2.468
Isenções 265
Aportes do Estado e Município 880
Aporte da União 1.000
Parceiro Privado 323
Fonte: Jornal Correio do Povo (RS) |