suspensão do vestibular em cursos de Ensino Superior com baixo desempenho, anunciada na terça-feira pelo Ministério da Educação (MEC), atingiu sete universidades do Rio Grande do Sul. A lista foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira e apresenta 16 cursos, todos com nota 2 em uma escala de 1 até 5 de acordo com o Conceito Preliminar de Cursos (CPC), .
As instituições mais afetadas foram a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), com quatro cursos suspensos, cada. No caso da Ulbra, no entanto, o Diário Oficial não especifica os campi e, por isso, algum curso pode estar relacionado a unidades em outros Estados.
Entre as universidades federais gaúchas, três cursos receberam restrição: dois da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) — Educação Física (Licenciatura) e Música (Licenciatura) e um da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) — Educação Física (Licenciatura).
Os cursos obtiveram notas 1 ou 2 e foram reprovados duas vezes consecutivas no CPC, que é divulgado anualmente pelo ministério e leva em consideração os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), a qualidade da infraestrutura, do projeto pedagógico e dos professores — como quantidade mínima de um docente em tempo integral.
Para as instituições com cursos que tiveram baixo desempenho, o MEC impôs a assinatura de um termo de compromisso para acabar com as deficiências, visitas in loco de especialistas para conferir o cumprimento do acordo e o bloqueio da oferta de mais vagas nos vestibulares. Elas terão as vagas dos vestibulares congeladas.
Além dessa medida, essas universidades com notas baixas deixam de participar do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies), já que é exigido conceito acima de três.
Segundo o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as instituições que não cumprirem as medidas determinadas pelo MEC poderão ser fechadas em um ano, no período da divulgação das próximas avaliações. A instituição que não concordar com a qualificação recebida pelo ministério pode recorrer ao Conselho Nacional de Educação (CNE).
Confira a lista dos cursos suspensos em universidades gaúchas:
Universidade da Região da Campanha (Urcamp) – Pedagogia (Licenciatura)
Universidade da Região da Campanha (Urcamp) – Computação (Sistemas de Informação)
Universidade da Região da Campanha (Urcamp) – Educação Física (Licenciatura)
Universidade da Região da Campanha (Urcamp) – Matemática (Licenciatura)
Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) – Computação (Licenciatura)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Educação Física (Licenciatura)
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Música (Licenciatura)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Educação Física (Licenciatura)
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Engenharia de Materiais (plástico)
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Letras (Licenciatura)
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Física (Licenciatura)
Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) – Matemática (Bacharelado)
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Arquitetura e Urbanismo
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) – Computação (Sistemas de Informação)
Centro Universitário Metodista (IPA) – Arquitetura e Urbanismo
Centro Universitário Metodista (IPA) – Engenharia Civil
Fonte: ZERO HORA, COM INFORMAÇÕES DA AGÊNCIA BRASIL