O período de instabilidade previsto para esta quinta-feira começou durante a madrugada, com forte chuva em Porto Alegre. Alguns pontos da cidade registraram queda de granizo, como o Centro Histórico de Porto Alegre e a Cidade Baixa. A precipitação atingiu os bairros Humaitá e Farrapos, na zona Norte de Porto Alegre. As pedras de gelo, algumas de grande circunferência, ficaram acumuladas nas vias.
O granizo foi precedido de forte temporal, com rajadas de vento. Várias ruas do bairro ficaram alagadas. Muitos moradores acordaram assustados, principalmente os que estavam com os automóveis estacionandos em frente às residências. Segundo a MetSul, as tempestades chegarão à maioria das regiões. A chuva deverá ser localmente forte, podendo chegar a torrencial com risco de alagamentos. Na esquida da rua Caldas Júnior com a avenida Sete de Setembro o acúmulo de glo após a chuva chegou a 15 centímetros.
A onda de tempo severo que afetará o Rio Grande do Sul continuará até domingo. Neste período de quatro dias, o Estado estará sob a influência de ar extremamente instável que propiciará a geração de nuvens muito carregadas, vendavais isolados e queda de granizo em pontos localizados.
A expectativa é de alta incidência de raios. A MetSul alerta que alguns dos temporais podem ser fortes a intensos, com potencial de causar transtornos e danos. Os volumes de chuva deverão ser muito altos até o começo da segunda-feira em diversas regiões, com a possibilidade de elevação de níveis de rios e arroios, inclusive com transbordamentos.
Fonte: Jornal Correio do Povo (RS)