Pregão para a realização de estudo do lago será no dia 17 de dezembro
Jessica Gustafson
No píer construído no início deste ano para abrigar a nova parada do Catamarã, em frente ao BarraShoppingSul, no bairro Cristal, é possível observar as marcas da depredação. As pichações e a falta de pedaços no piso de madeira são os sinais visíveis do seu longo período ocioso, que ainda não tem data para se encerrar. De acordo com o diretor de operações da CatSul, Carlos Bernaud, se a empresa soubesse que a operação no local demoraria tanto para se iniciar, o píer não teria sido construído naquela época. Além disso, ele diz que a última previsão dada pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e pela Metroplan, de funcionamento até o Natal, não se confirmará.
“Com certeza, a parada não entrará em funcionamento até o dia 25. Essa seria uma época com alta demanda, pois Guaíba não tem shoppings, e até o Barra seria um trajeto de apenas dez minutos”, lamenta ele. Bernaud afirma também que os estragos no píer só serão arrumados quando existir uma definição concreta do início da operação. O entrave envolvendo a parada se refere à realização de um estudo específico do lago Guaíba solicitado pela Marinha para conceder a liberação do transporte hidrovíario urbano. O estudo realizado inicialmente não foi aceito pela Marinha, pois a empresa contratada não era credenciada ao órgão.
O superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Escher, explica que a Metroplan acabou tomando para si a tarefa de contratar a empresa que realizará o novo estudo, orçado em R$ 80 mil. “Esta não é uma competência tradicional da Metroplan, mas, como planejamos ampliar o transporte hidroviário de passageiros no Estado, já criaremos condições para isso”, explica.
No dia 17 de dezembro, será feito um pregão eletrônico para escolher a empresa que ficará responsável pelo estudo. Segundo Escher, nesta modalidade de contratação, o acordo entre as partes pode ser firmado no mesmo dia.
“As empresas que concorrerão são do Centro do País e precisarão trazer os equipamentos necessários. Tenho certeza de que o prazo até o Natal não será cumprido, mas não queremos que qualquer frustração de prazo desacredite o projeto. A operação será liberada o mais rápido possível”, explica o superintendente. A análise será feita apenas na região do Barra. A Ilha da Pintada, que também tem previsão de receber uma parada no próximo ano, não será contemplada neste estudo.
O diretor de operações da CatSul, Carlos Bernaud, explica que a empresa está trabalhando para implantar em 2014 dois passeios turísticos aos fins de semana. Um deles seria até o Parque Estadual de Itapuã, em Viamão, que está sendo desenvolvido junto com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente. No início do próximo ano, será feita uma viagem experimental para avaliar o percurso. O outro passeio seria até a Lagoa dos Patos, passando por Belém Novo e Lami.
No final de 2014, deve ser realizada também a licitação do transporte hidroviário urbano para toda a orla da Capital – do Lami até a Arena do Grêmio. A empresa vencedora terá a concessão do serviço por 30 anos. Bernaud afirma que a empresa avaliará a minuta da licitação. “Se for interessante a proposta, iremos participar”, afirma.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)