Médicos do Rio Grande do Sul aprenderam neste sábado (5) uma técnica inédita no país, com objetivo de melhorar a qualidade de vida de pacientes com câncer de mama, como mostra reportagem do RBS Notícias (confira no vídeo). A microcirurgia para a retirada de parte da axila foi realizada pelo médico italiano Fabio Nicoli em uma demonstração no Hospital Conceição, em Porto Alegre.
A técnica permite a revascularização linfática, ajudando a paciente a retomar o movimento do braço com menos dor. A expectativa é que os profissionais gaúchos estejam capacitados para fazer esse procedimento pelo SUS até o final deste ano.
Segundo o chefe do Serviço de mastologia do Hospital Conceição, José Luiz Pedrini, aproximadamente 10% das portadoras de câncer de mama submetidas a uma cirurgia têm sequelas de linfedema (inchaço no braço).
“Muitas vezes, além do desconforto, esse problema gera incapacidade funcional. As técnicas usadas atualmente para correção trazem pouco ou nenhum benefício. Por isso, esse novo procedimento, que possibilita a revascularização, pode representar a possibilidade de cura”, explicou Pedrini.
De acordo com o Grupo Hospitalar Conceição, o procedimento é parte do 1º Simpósio Internacional Reconstrução Linfática Microcirúrgica em Linfedema Secundário do Hospital Conceição. O evento teve início nesta sexta-feira (4) no auditório do Instituto da Criança com Diabetes (ICD).
Fonte: G1