SÃO PAULO – O Facebook realizou nesta quarta-feira, 25, em São Francisco, na Califórnia, a sua conferência de desenvolvedores F8.
O evento é o momento no qual a rede social anuncia novidades da marca e como desenvolvedores podem aproveitar essas tecnologias para criar aplicativos a partir delas.
O diretor executivo da empresa, Mark Zuckerberg, abriu o evento confirmando o que já era especulado há algum tempo: o aplicativo de mensagens Messenger vai, de fato, virar uma plataforma. Entre as novas funções que serão agregadas ao sistema está a possibilidade do usuário conversar diretamente com empresas a partir do aplicativo Messenger.
Isso significa que em vez de ligar para o serviço de atendimento ao consumidor de um site de comércio eletrônico, por exemplo, para saber informações sobre um pedido, agora o usuário poderá falar com a marca diretamente pelo aplicativo messenger e obter online informações como a localização de um pedido, que poderá ser exibida por um mapa.
Conteúdo
O aplicativo também vai permitir aos usuários criar e compartilhar conteúdo com aplicativos de terceiros, ou seja, usar conteúdos de outros aplicativos em suas trocas de mensagens, como os gifs do site Giphy, que está entre os primeiros parceiros do Facebook na área de conteúdo.
O site anunciou o novo aplicativo Giphy + Messenger que permitirá aos usuários do aplicativo de mensagens do Facebook buscar gifs em toda a sua base de dados. O app está disponível para usuários dos sistemas Android e iOS.
Além de enviar Gifs, os usuários do Messenger também poderão descobrir novos conteúdos e compartilhar com amigos ou criar vídeos com efeitos especiais antes de serem enviados como mensagem. Estão na lista de parceiros nomes como ESPN, Memes, Ditty, PicCollage, Legend, Kanvas, entre outros.
Os usuários do Messenger terão acesso ao conteúdo de parceiros a partir de um botão que será incluído próximo da opção de inserir fotos e stickers. No menu, o usuário do Messenger poderá instalar o conteúdo dos apps parceiros que preferir. Dessa forma, poderá acessar conteúdos para incrementar o seu bate-papo sem precisar sair de dentro do app Messenger, afinal, a meta do Facebook é fazer com que os usuários gastem cada vez mais tempo dentro da sua plataforma.
Inicialmente todas as novidades estão sendo lançadas em parceria com empresas norte-americanas. Ainda não há informações sobre parcerias ou a estreia desses serviços com negócios brasileiros.
Na semana passada, a rede social já havia anunciado a inclusão de um sistema de pagamentos dentro do Messenger, para que amigos possam fazer pagamentos entre si por meio da plataforma.
O aplicativo Messenger tem atualmente 600 milhões de usuários.