Embaixadora norte-americana confirmou o início da operação do Centro de Atendimento entre março e abril
Enquanto o processo de implementação do Consulado dos Estados Unidos (EUA) em Porto Alegre está em andamento, outro serviço deve agilizar a apresentação de documentos de gaúchos que pretendem desembarcar em solo norte-americano. De acordo com a embaixadora dos EUA no Brasil, Liliana Ayalde, o Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (Casv) deve iniciar atendimento na Capital entre os meses de março e abril de 2014. A notícia foi dada durante a solenidade de inauguração da rota de ligação direta entre Porto Alegre e Miami, que ocorreu no Aeroporto Salgado Filho no final da manhã de sexta-feira.
Liliana anunciou que o consulado já tem equipe “praticamente” formada e que o projeto arquitetônico do prédio que comportará a estrutura do escritório está andando a pleno. “Enquanto isso, o Casv será uma maneira de avançar no processo de apresentação dos documentos para que as pessoas não tenham que viajar até os consulados de Rio de Janeiro e São Paulo. Isso vai facilitar muito o procedimento de vistos para os gaúchos, que também verão reduzidos os custos para viajar para os Estados Unidos”, comentou a embaixadora. Segundo Liliana, a implementação do novo voo diário da American Airlines, que garante viagem sem conexões para Miami, partindo da Capital, “responde ao aumento de intercâmbio entre os Estados Unidos e o Sul do País”.
“A nova rota evidencia uma pujança da economia gaúcha e a perspectiva de o Estado receber um grande número de turistas não só de lazer, mas de negócios e eventos”, concorda a jornalista Susana Espíndola, que embarcou para Miami no voo inaugural. O Boenig 767-300 partiu às 12h35min. Antes disso, foi batizado com jatos de água de dois caminhões contra incêndio do aeroporto ao pousar na pista, às 11h16min. Antes de chegar na Capital, a aeronave transportou mais de 130 passageiros, que embarcaram em Miami. O voo teve escala em Curitiba (PR), onde também foi celebrado por autoridades locais e funcionários da empresa.
Em Porto Alegre, os passageiros foram recepcionados por um casal de gaúchos da 1ª Região Tradicionalista e do CTG Sangue Nativo, vinculados à Secretaria Estadual do Turismo. Balões com as cores da bandeira dos Estados Unidos completavam o cenário. Na solenidade realizada no salão de embarque do Salgado Filho, ainda estiveram presentes o vice-governador, Beto Grill, o prefeito, José Fortunati, a secretária estadual de Turismo, Abgail Pereira, e o titular da pasta municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. “Este foi o primeiro gol de 2014”, comemorou Fortunati. Abgail reforçou que os Estados Unidos estão batendo recorde de aquisição de ingressos para a Copa no Brasil e informou que a Setur estabeleceu parceria com a companhia aérea para transportar 15 jornalistas e 12 agências de turismo norte-americanos para conhecer o Estado, visando à comercialização de pacotes para o Rio Grande do Sul.
O diretor regional de Vendas da American Airlines, Dilson Verçosa Jr, afirmou que a expectativa da companhia “é a melhor possível”. A meta agora, segundo o executivo, é trabalhar para que as viagens partindo de Miami deixem de passar em Curitiba para voar direto para Porto Alegre. “Queremos dividir – no menor prazo possível – e ter um voo direto de Miami para cada uma destas duas cidades brasileiras. Este é o próximo desafio, antes mesmo de aumentar frequências da rota.” A companhia investiu US$ 600 mil em publicidade no Estado, além de desembolsar US$ 65 milhões para adquirir mais uma aeronave e garantir a operação. Em Porto Alegre, a American Airlines conta com 50 funcionários (terceirizados) exclusivos no Aeroporto. Na loja de vendas de passagens, outros cinco profissionais atenderão os usuários da companhia.
Fonte: Jornal do Comércio (RS) – Adriana Lampert