Do G1 RS
O Aeromóvel de Porto Alegre está com 97% das obras concluídas, segundo a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb). Nesta quinta-feira (13), em uma viagem apenas para a imprensa, com saída da Estação Aeroporto do metrô até o Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho, foram apresentadas as etapas de construção do meio de transporte.
A primeira linha comercial da tecnologia aeromóvel no Brasil está em fase final de implantação. No momento, são executados acabamentos nas estações de embarque, a instalação dos subsistemas de controle remoto automático, integração, testes e ajustes dos sistemas.
A previsão de inauguração do sistema que interligará o metrô ao terminal aeroportuário em uma viagem que será de 90 segundos, de acordo com a Trensurb, é para o segundo semestre de 2013. No site aeromovel.com.br é possível fazer uma “viagem virtual”.
Dados gerais
Extensão: 814 metros de trajeto em via elevada (total de 1.010 metros de trilhos, considerando-se terminais de manobra e de manutenção).
Terminais: dois (um na Estação Aeroporto da Trensurb, outro no Terminal 1 do Aeroporto Salgado Filho).
Veículos: dois (um com capacidade para 150 passageiros e outro para 300).
Tempo estimado do percurso total: 90 segundos.
Investimento estimado: R$ 37,8 milhões. Recursos do Governo Federal.
Prazo estimado para conclusão: segundo semestre de 2013.
Demanda prevista do sistema: 7,7 mil passageiros por dia.
Execução das obras: Aeromóvel Brasil S.A. (pacote tecnológico), Premold S.A. (via elevada), T’Trans (veículos) e Rumo Engenharia Ltda. (estações).
Serviços previstos para junho
– Instalação dos vidros das portas automáticas das duas estações;
– Interligação/sincronismo do sistema automatizado de controle com a abertura das portas;
– Fabricação/instalação dos guarda-corpos e rodapés junto aos vidros da estação Salgado Filho;
– Testes da operação automatizada local do sistema Aeromóvel;
– Instalação das antenas de rádio e lançamento de cabos de fibra ótica (um aéreo e um subterrâneo) para operação no modo remoto (automático à distância);
– Testes do veículo com carga (tonéis com água) para ajustes de estabilidade, aceleração e frenagem;
– Ajuste de alimentação elétrica do veículo pela via, com a instalação do sistema de alimentação em 50 volts, climatizador embarcado, iluminação e comunicação visual interna.