A um mês e um dia da Copa do Mundo, Porto Alegre necessita acelerar o ritmo ao máximo para entregar tanto o Beira-Rio quanto as obras no entorno prontos para o Mundial. Por tudo isso, a prefeitura prometeu um mutirão a partir de segunda-feira (12) para que o complexo esteja 100% finalizado para receber a partida entre França e Honduras, dia 15 de junho.
“Estamos muito satisfeitos na operação do estádio. Saímos com a certeza de que faremos os ajustes necessários nos próximos 30 dias e realizaremos uma excelente Copa do Mundo. Já estamos operando em força-tarefa. Existem 3,5 mil itens que estão sendo ajustados. Há capacidade de operação plena a partir de segunda”, diz o coordenador-executivo do Comitê Gestor da Copa, Maurício Nunes Santos.
Durante a realização do jogo-teste da Fifa no Beira-Rio, na partida entre Inter e Atlético-PR, 12 pontos foram analisados. Entre eles, estão acessibilidade, transporte, segurança e orientações para a imprensa.
“O evento-teste foi bem sucedido e ocorreu tudo dentro do programado. Tivemos um destaque muito grande para a recepção dos torcedores e a segurança. Não era esperado um acerto em 100%. No próximo final de semana teremos mais voluntários aqui realizando treinamento e simulações”, afirma o gerente de integração do COL, Tiago Paes.
Uma das obras que será intensificada é no Viaduto Pinheiro Borda, localizado próximo ao Estádio Beira-Rio. De acordo com a prefeitura, o viaduto tem previsão de finalização para o final de maio. Outro impasse é em relação a limpeza de entulhos oriundos da reforma do estádio. A direção colorada espera acordo com a Andrade Gutierrez para a retirada do lixo que impede a pavimentação. Mesmo sem jogo Beira-Rio no próximo fim de semana, haverá treinamento para melhorar a ação de voluntários e agentes de segurança.
Fonte: G1 RS