A Homeopatia segue as leis da natureza, entra em ressonância com a forma natural de autocura e harmonização dos seres vivos e do ecossistema. As leis que regem os planetas, os animais, as plantas e as águas estão resumidas nas leis da Homeopatia. Desta forma, ela é uma ciência que abrange todos os ramos do saber humano e qualquer pessoa poderá conciliá-la na sua especialidade.
O curso de Formação em Ciência da Homeopatia, ofertado pelo Instituto Tecnológico Hahnemann em parceria com a Faculdade Inspirar/PR, permite, em primeiro lugar, o autoconhecimento. Ao estudar a matéria médica e os princípios da Ciência da Homeopatia, a pessoa terá condições de ampliar este conhecimento para todos os reinos da natureza. Esta abordagem é inédita na Homeopatia mundial.
O estudo empreendido das personalidades homeopáticas apresentado durante o curso compreende o conhecimento de medicamentos que abrangem muitas características dos seres vivos. Nestes estudos, o aluno vai conhecendo as desarmonias dos seres humanos no campo energético, mental, emocional e físico. Na medida em que este conhecimento é apresentado pelos professores do curso, os alunos vão se autoanalisando e verificando em qual personalidade ou medicamento se enquadra. Há alunos que, logo na primeira aula, já encontram o seu medicamento. Outros, só na última aula. Contudo, quase todos encontram uma ou mais substâncias homeopáticas que correspondem ao seu similimum, ou homeopatia que equivale a um autorretrato da sua personalidade na sua forma de viver, seus comportamentos, atitudes, pensamentos, ações, jeitos etc.
O importante é que quem faz esta classificação é o próprio aluno. Compete-lhe assistir as aulas, prestar atenção, anotar, ler e estudar nos livros de “Homeopatia Metafísica Repertorizada” até que aconteça um insight na sua mente e chegue à seguinte conclusão: “Como pode, este sou eu!”. A pessoa conscientiza-se de quem é ao compreender que possui muitas desarmonias, que realizou e praticou atos equivocados ao longo da vida. Identifica as oportunidades perdidas pela sua incapacidade, sua inatividade, falta de coragem, de empreendedorismo, de tomada de atitudes e decisões.
Ao classificar-se com traços de tal personalidade, poderá ingerir o remédio e a sua vida vai começar a mudar. Seus pensamentos, comportamentos e atitudes começam a se reequilibrar. Há sintomas que, por serem tão particulares, esquisitos, excêntricos numa anamnese homeopática, o profissional nunca pergunta e nem o cliente relata espontaneamente, mas na aula de Homeopatia ele mesmo é que se identifica.
Ao começar a usar a sua homeopatia relembra de fatos do seu passado, conscientemente ou em sonhos, e, assim, seus traumas vêm à tona. A partir de então, inicia o processo de reencontro consigo e com suas predisposições hereditárias e, consequentemente, acontece a harmonização de alguma dor, inclusive de doenças físicas que ainda não tinham sido explicadas.
No ultimo dia de aula, sempre em dezembro, em todas as turmas ocorre o momento mais importante do curso. O aluno que deseja faz um relato da sua vida correlacionado a uma personalidade homeopática. No momento em que tem a coragem de falar de tantas desarmonias para um público grande, ao revelar os pensamentos errados, sua antiga forma de agir, se transforma em um novo ser e passa a agir como um novo divulgador da Ciência da Homeopatia. Os que ainda não atingiram esta fase mais avançada relatam a sua personalidade homeopática em trabalho escrito.
Professora Eliete M M Fagundes