O terminal hidroviário está em construção em frente ao BarraShoppingSul, na Zona Sul de Porto Alegre. O píer tem 30 metros de extensão dentro do Guaíba e ficará pronto na primeira quinzena de janeiro. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) aguarda a licença de operação da Marinha e espera o início das operações até o final do mês que vem. O presidente da EPTC, Vanderlei Capelari, está otimista para conseguir logo a autorização para o transporte de passageiros na Zona Sul da cidade.
– Como temos a autorização da obra, não esperamos dificuldade na liberação das operações – destaca.
A obra do terminal é custeada pela Multiplan, administradora do shopping, e pela CatSul, que opera o serviço de catamarã. O transporte hidroviário ocorre atualmente entre Guaíba e o Centro de Porto Alegre, no Cais Mauá. São 30 viagens diárias, 15 em cada sentido, e pouco mais de dois mil passageiros. O diretor de operações da CatSul, Carlos Bernaud, explica que o terminal da Zona Sul fica no meio do trajeto, com 11 minutos para deslocamento ao Centro de Porto Alegre e onze minutos até Guaíba.
– Num primeiro momento, serão oito viagens diárias, quatro em cada sentido. O catamarã vai parar no terminal do shopping no meio da viagem entre Guaíba e o Centro de Porto Alegre – antecipa Bernaud.
A tarifa será de R$ 5 para o Centro de Porto Alegre e R$ 7,25 na viagem até Guaíba. A CatSul já tem protocolo de intenções assinado com a EPTC para outra etapa da expansão do transporte hidroviário. O próximo terminal ficará na Ilha da Pintada.
Fonte: Zero Hora (RS)