Palestras abordam tributação e planejamento de recursos e de pessoal
Fernanda Nascimento
Gestores municipais de centenas de cidades do Rio Grande do Sul estão reunidos em Porto Alegre, desde ontem. Mais de 500 pessoas, entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores, participam do Seminário dos Novos Gestores, organizado pela Famurs. A programação, de três dias, inclui palestras sobre assuntos relacionados à municipalidade, como o planejamento de recursos, convênios e programas do Estado e da União. O objetivo é estimular a eficiência na gestão, orientando principalmente os prefeitos que ingressaram para primeiro mandato.
A agenda de atividades é intensa e inclui palestras com especialistas em áreas tributárias, planejamento de recursos e gestão de pessoas. A preocupação com os processos por irregularidades administrativas é um dos assuntos de maior interesse dos gestores. A palestrante Maritânia Dallagnol destacou a importância da observação dos aspectos legais nas licitações – responsáveis por grande volume dos processos respondidos pelos prefeitos. “A maioria dos processos acontece nos meses iniciais e finais da gestão. No começo, o ímpeto de responder às demandas e promessas de campanha acaba comprometendo a execução dos contratos. Já nos últimos anos, há a ansiedade de se reeleger ou de eleger um apoiador, e novamente o gestor comete erros”.
Na plateia de administradores públicos, estava o prefeito de Espumoso, Derly Helder (PP). O gestor retorna ao cargo após 30 anos. Helder afirma buscar “informações diversas”, especialmente sobre as atualizações nas obrigações da área contábil. “Muita coisa mudou, é importante estar bem informado para não cometer erros. Também quero saber mais sobre esses programas do governo estadual, principalmente os da área da saúde”, relata.
A busca por informações sobre as parcerias entre o Estado e os municípios também são o objetivo do assessor de comunicação de Aratiba, Leonardo Bortolotto. “Essas parcerias com o Banrisul, com os setores do governo, a gente procura conhecer para ter acesso. As questões mais amplas, da administração, nos interessam um pouco menos, já que fomos reeleitos e conhecemos bem a cidade”, relata o representante do município.
A prefeita de Santana da Boa Vista, Aline Torres de Freitas (PTB), ingressa no segundo mandato com a preocupação com as receitas. “A gestão pública é uma coisa inovadora, é preciso atualização constante. Tenho interesse nas palestras sobre a captação de recursos; a receita do município é baixa. Ano passado, tivemos dificuldades para fechar as contas”, relata. Apreensão semelhante é vivida pelo chefe do Executivo de Nova Roma do Sul, Marino Antonio Testolin (PT), que compareceu ao encontro acompanhado do secretário de Administração. “É importante não cometer erros com o dinheiro público e conseguir mais recursos para administrar a cidade”, afirmou. O seminário ocorre no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael. As inscrições são gratuitas.