A chuva que atinge o Rio Grande do Sul nos últimos dias deixou centenas de famílias desalojadas no estado. Muitos moradores perderam seus pertences com o alagamento das casas. A Defesa Civil monitora as cidades gaúchas que tiveram danos ou transtornos em decorrência do temporal.
Entre os municípios mais prejudicados estão Alegrete, Cacequi, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Cruzeiro do Sul, Esteio, Estrela, Iraí, Itaara, Jaguari, Lajeado, Mata, Montenegro, Porto Alegre, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Maria , São Gabriel, São Jerônimo , São Sebastião do Caí e Taquari.
A Defesa Civil do estado pede doações para os atingidos pela enxurrada. Prefeituras e quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros dos municípios recebem donativos. Na capital, o ponto de coleta é o Ginásio Tesourinha, onde muitas pessoas estão abrigadas.
Saiba como ajudar a doar:
Porto Alegre
De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, eles estão arrecadando alimentos,
produtos de higiene pessoal, material de limpeza, fraldas descartáveis (adulto e infantil), cobertores e colchões. Roupas ainda não são necessárias, pois há estoque da Campanha do Agasalho. O local de entrega é no Ginásio Tesourinha (Avenida Érico Veríssimo, s/n – Menino Deus), das 7h às 22h.
Também são recebidas doações no Ginásio Gigantinho, ao lado do Estádio Beira-Rio. Quem mora na Zona Norte da capital pode fazer doações na Arena do Grêmio a partir das 9h desta terça (13), quando um ônibus receberá doações em frente à rampa oeste do estádio.
Alegrete
A preferência é de que sejam doados alimentos, como arroz, carnes e macarrão. Doações de roupas não são necessárias no momento. As doações são feitas no escritório da Defesa Civil, que fica localizado no pátio central do Palácio Ruy Ramos, com entrada pela Rua Demétrio Ribeiro.
Charqueadas
O município pede doações de roupas para criança e alimentos. As doações podem ser entregues na Prefeitura da cidade ou na Secretaria de Assistência Social de Charqueadas, localizada na Rua José Rui de Ruíz n°1110, no Centro de Charqueadas.
Canoas
Há preferência por doações de fraldas, alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. Os donativos podem ser entregues na Defesa Civil, localizada na Rua Bandeirantes, 450 – Marechal Rondom.
Montenegro
O município precisa de roupas, alimento e materiais de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues na sede do Corpo de Bombeiros da cidade.
São Sebastião do Caí
É possível entregar as doações no Centro de Referência de Assistência Social, na Rua Ari Baierle, nº 177 – Centro. Também é possível deixar as doações na Prefeitura. A preferência é para doações de roupas infantis, materiais de limpeza e alimentos.
Nova Santa Rita
Em Nova Santa Rita, a prefeitura informa que a prioridade são doações de colchões, alimentos e água mineral. Os materiais podem ser entregues na Escola Municipal Alvaro Almeida, na Rua Alvaro Moreira, s/n – Porto da Figueira, e no Salão Paroquial da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes – Berto Sírio.
São Jerônimo
Os desabrigados precisam de roupas de cama, alimentos e roupas. As doações podem ser entregues no prédio da Defesa Civil, na Rua Valdemar Azzi, 40, bairro Bela Vista.
Eldorado do Sul
O município pede doações de alimentos, fraldas, água, cobertas, colchões e material de limpeza.
As doações podem ser entregues na Secretaria Municipal de Assistência Social, na Avenida Emancipação, 599, na Defesa Civil.
Cachoeira do Sul
As doações podem ser feitas na Secretaria de Trabalho e Ação Social (STAS), das 13h às 18h. A STAS fica na Rua XV de Novembro, 434. A prioridade é alimentos, produtos de limpeza, produtos de higiene pessoal, colchões e roupas de cama. Até o momento, não há necessidade de doações de peças de vestuário e de calçados.
Estrela
Os desabrigados precisam de doações, em especial de alimentos, colchões, travesseiros e cobertas ou cobertores. As pessoas que quiserem colaborar podem levar as doações até o ginásio Ito Snel (Rua Tancredo Neves, s/n).
Itaara
São necessárias doações de colchões e cobertas com certa urgência. Além disso, também podem ser doadas roupas para crianças e alimentos. As doações estão sendo recebidas no Ginásio de Esportes Pinto Ribas e na prefeitura. Também podem ligar para os telefones (55) 9623-1326 ou 3227-1122.
Mata
Doações podem ser feitas na Igreja Matriz da cidade ou na Assistência Social. São aceitos roupas, calçados, colchões e alimentos.
Santa Maria
Estão recebendo as doações na Secretaria de Assuntos Comunitários, que fica na Rua Doutor Pantaleão, 200, das 8h às 22h. Quem não tiver como levar até lá, pode ligar para o telefone 55 3921-7148, que mandam equipes para buscar. É mais urgente a doação de cobertores, colchões, agasalhos e alimentos.
Santiago
O principal problema é lona para tapar os furos das casas e telhas. – As doações podem ser feitas nos bombeiros, na Defesa Civil e na prefeitura da cidade.
São Gabriel
Doações podem ser feitas por meio de contato com a Assistência Social da cidade ou com a Defesa Civil, pelo telefone (55) 9606-2454. Quem quiser doar, pode entrar em contato que as equipes vão buscar as doações. Até o momento, o mais urgente são lonas, telhas e colchões.
Fonte: G1