O Réveillon de Copacabana já se tornou tão tradicional quanto a corrida de São Silvestre. Todo ano tem e todo ano tem novidades. Para a virada de 2012 para 2013, além dos 16 minutos de queima de fogos, a grande atração vai ser a própria cidade. Com o título de Patrimônio Mundial dado pela Unesco, o palco principal vai celebrar o samba com Diogo Nogueira, Dj Mam, Sorriso Maroto, bateria da Unidos da Tijuca, atual campeã do carnaval, além de Claudia Leitte e o vencedor do The Voice Brasil, que será conhecido no domingo. No total vão ser quatro palcos espalhados pela orla com 36 torres de som.
“Temos sempre o desafio de nos superar e esse ano vamos conseguir isso mais uma vez”, disse Antonio Pedro, secretário de Turismo durante o anúncio, feito na manhã desta sexta-feira em Copacabana. Junto a ele estavam representantes da Empresa Municipal de Turismo, a Riotur, a empresa SRCom (que pelo sexto ano seguido organiza a festa) e da Pirotecnia Brasil, responsável pela queima de fogos.
O palco vai utilizar tecnologia de iluminação de led usada nas cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres. A queima de fogos vai ser musicada e as 11 balsas vão ganhar iluminação antes da queima e as 24 t de fogos vão ser divididas em dois temas: as boas vindas a 2013 e o otimismo carioca. “Vai ser um espetáculo inédito com coisas nunca feitas em nenhum lugar do mundo” afirma Antonio Pedro.
A 15 dias da festa, a montagem dos palcos na praia já está a todo vapor e devem ser concluídas antes do Natal, já que no dia 25 de dezembro o cantor Stevie Wonder se apresenta no local ao lado de Gilberto Gil. Para o Réveillon há todo um esquema montado de trânsito que bloqueia as ruas do bairro no dia 31 a partir do meio-dia.
O metrô também tem um esquema especial de venda antecipada de bilhetes especiais para o dia. Cada bilhete custa R$ 6 (ida e volta) ou R$ 3,20 (só ida ou só volta). Até o dia 24 de dezembro, podem ser comprados nas estações Pavuna, Del Castilho, Saens Pena, Botafogo, Ipanema, Central, Carioca e Largo do Machado. A partir do dia 25, apenas nas três ultimas estações, sempre das 8h às 21h. O usuário vai poder escolher até cinco horários diferentes de embarque entre 19h e 23h. O retorno será entre meia-noite e 5h.
Além de Copacabana, estão previstos shows na virada do ano em Ipanema, Leblon, Praia da Barra, Parque de Madureira, Complexo do Alemão e Piscinão de Ramos.
Fonte: Terra