Na abertura do 9º Encontro Holístico Brasileiro na Conferência de Saúde, Ciência e Espiritualidade, que acontece hoje, dia 28/03, no Clube Farrapos (Porto Alegre/RS), será entregue o “Prêmio Kokhamahá”, em sua quarta edição, às entidades, instituições, veículos e pessoas que se destacam na aplicação de terapias alternativas no campo da saúde e do meio ambiente. A primeira homenagem será para o Grupo OncoArte, cujo principal objetivo é passar uma mensagem de confiança, coragem e enfrentamento aos pacientes portadores da doença. Criado em 2006 por um grupo formado por pacientes que passaram ou passam por um diagnóstico e tratamento de câncer, promove, desde então, apresentações em vários locais do país.
O segundo prêmio será destinado para a ABRATECOM (Associação Brasileira de Terapia Comunitária), que tem como foco congregar terapeutas comunitários, pessoas e instituições interessadas na área. Ao longo de 10 anos, a ABRATECOM reconheceu e credenciou Polos Formadores e de Cuidado, localizados nas cinco regiões brasileiras. Estima-se que cerca de 30 mil terapeutas comunitários já foram capacitados pelos formadores, incluindo mais de três mil trabalhadores da saúde e lideranças comunitárias, capacitados por meio de parcerias governamentais.
A terceira homenagem será entregue para a AGATA (Associação Gaúcha de Atividade e Terapia Assistidas por Animais). Fundada em 2011, tem como propósito a criação de parcerias com instituições sem fins lucrativos que prestam assistência à saúde de crianças, adultos e/ou idosos, doentes com déficits físicos e/ou mentais, proporcionando benefícios já comprovados em pesquisas e, consequentemente, promovendo maior afetividade nos vínculos sociais, melhora na qualidade de vida e na autoestima do assistido.
O quarto premiado será o Hospital de Medicina Alternativa de Goiás, unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás especializada em Práticas Integrativas e Complementares, com foco especial, desde a sua origem, na milenar medicina Ayurvédica, além da Fitoterapia, Homeopatia e Acupuntura. Fundado em 1986 pelos Vaidyas indianos, o HMA atende pelo SUS a população goiana com medicamentos produzidos em seu horto de plantas medicinais e em seu laboratório botânico.
A outra homenagem seguirá para o Conselho Nacional de Autorregulamentação da Terapia Floral (CONAFLOR), que busca promover a autorregulamentação da Terapia Floral no Brasil e a ética profissional, ao mesmo tempo em que estimula e promove a regulamentação por meio do incentivo e apoio a Programas e Projetos de Lei que visem à inserção das Práticas Integrativas na saúde e na educação, a nível municipal, estadual e federal. É membro atuante do Conselho Consultivo da Frente Parlamentar das Práticas Integrativas na Saúde.
O Portal Busca Natural também será homenageado por integrar a iniciativa inovadora de unir as áreas da saúde, alimentação e ecologia por meio de um portal e rede social. Trata-se de um projeto que reúne, integra e divulga profissionais, clínicas e cursos de todas as terapias naturais (as práticas integrativas em saúde); produtores e fornecedores de alimentação natural. Também apoia e articula práticas ecológicas e de preservação ambiental. Todos os profissionais e empresas cadastradas no site têm o espaço a sua disposição. Com isso, o Busca Natural se propõe a ser uma oportunidade para o fomento, fonte de renda contínua para o mercado de produtos naturais e das práticas naturais integrativas de saúde.
O último contemplado da noite será o Dr Marcio Bontempo, presidente da Federação Brasileira de Medicina Tradicional. Diretor e Docente da ESCAM (Escola Superior de Ciências Naturais e Ambientais). Ele é diretor científico da Associação Brasileira de Acupuntura; membro da Associação Brasileira de Nutrologia; vice-presidente do Instituto Brasileiro de Crenoterapia e Termalismo Médico; diretor do Núcleo de Saúde da União Planetária-DF; diretor da ONG TerraBrazil, e coordenador-técnico da Frente Parlamentar em Defesa das Práticas Integrativas de Saúde. É autor de 67 obras.
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
(51) 9929-4575