Será firmada nesta segunda-feira (14) uma parceria entre a prefeitura da Capital e a rede social Twitter que vai criar um canal de comunicação entre o município e os porto-alegrenses em situações críticas. Todos os cidadãos que se cadastrarem no serviço receberão avisos através da internet e por mensagem de texto no celular, caso ocorra alguma situação extrema na cidade.
“É para ser encarado como um ‘Plantão da Globo’. Sempre que a pessoa receber a mensagem saberá que está acontecendo algo importante”, relata o coordenador doPoaDigital, setor ligado à Secretaria de Comunicação e ao gabinete do prefeito, Thiago Ribeiro.
Exemplo
Caso o serviço estivesse ativo no último ano, ele poderia ter sido utilizado para avisar a população quando ocorreu o incêndio no Mercado Público. Enchentes ou possibilidade de temporais também podem ter um alerta disparado pela ferramenta.
Como se inscrever
Quem quiser receber os avisos, deve seguir o perfil do Centro Integrado de Comando no Twitter (@CEIC_POA). Além disso, é preciso acessar a página de configuração de alertas de conta em twitter.com/(nome do usuário)/alertas.
Detalhes
Segundo Tiago Ribeiro, a prefeitura está desenvolvendo outros projetos junto ao Twitter, que serão lançados em 2014. No entanto, a divulgação deve ser realizada apenas no segundo semestre.
“Algumas iniciativas são referentes à Copa do Mundo, outros de prestação de serviço”, afirma.
O serviço foi utilizado pela primeira vez no país na queda de uma passarela na Via Amarela, uma das principais vias expressas do Rio de Janeiro. Assim, Porto Alegre é a segunda cidade brasileira a contar com o sistema.
A prefeitura não terá nenhum custo com o parceria.
Fonte< Mateus Ferraz – Rádio Gaúcha
mateus.ferraz@rdgaucha.com.br