Acontece neste sábado (2), em Porto Alegre, a 138ª Festa de Nossa Senhora de Navegantes, uma das maiores festas religiosas do Estado. Segundo estimativas da prefeitura da Capital, mais de 150 mil fiéis devem participar da procissão que parte do Santuário Nossa Senhora do Rosário (rua Vigário José Inácio, 402) às 8h, no Centro Histórico, e percorre cinco quilômetros,passando pelas avenidas Mauá e Castelo Branco, até o Santuário Nossa Senhora dos Navegantes, na avenida Sertório. Uma missa, marcadas para as 7h, será celebrada pelo reitor cônego Irineu Aloysio Brand no Santuário do Rosário antes da procissão.
Conforme a Empresa Público de Transporte e Circulação (EPTC), haverá passe livre nas linhas de ônibus da Capital. Para atender às pessoas que participam da festa, a Carris acresceu 36 viagens com ônibus articulados para as linhas T2, T2A, T3 e T8, em intervalos definidos conforme a demanda. A prefitura estima que o cortejo represente um aumento médio de 83% na demanda da data, que passa de aproximadamente 63 mil, em um sábado normal, para 115 mil passageiros.
Agentes da EPTC realizarão bloqueios de trânsito e desvios em diversas linhas de transporte urbanas e metropolitanas, somente durante o deslocamento dos fiéis. Com previsão de chegada às 10h, no Largo de Navegantes será celebrada uma Missa Campal às 10h30 pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Dadeus Grings.
A Irmandade de Nossa Senhora dos Navegantes, responsável pela organização do evento, afirma que a festa religiosa deste ano levará em conta a “sustentabilidade ambiental”. A tradicional queima de fogos durante o festejo foi cancelada, e as lâmpadas utilizadas no Complexo Navegantes foram substituídas pelas ecologicamente corretas. Não haverá programação de shows, em respeito às vítimas do incêndio em Santa Maria.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)