Em uma notícia que deve pegar muitos internautas de surpresa, principalmente o pessoal “das antigas”, o portal Terra está finalizando suas operações em todo o mundo. No Brasil, ainda não há prazo previsto para o desligamento, mas em outros países mal vai dar tempo de se despedir, já que os servidores que mantém sites e serviços no ar devem ser desligados nesta sexta-feira (30), às 23h59 em horário local das regiões atingidas.
A permanência da plataforma por aqui, entretanto, também estaria com os dias contados. O desligamento imediato no Brasil só não foi possível devido ao fato de a companhia contar com diversos setores de negócios por aqui. Contratos e parcerias com o Terra permanecem ativos até que o encerramento seja resolvido entre as partes ou sua vigência chegue ao fim.
A informação foi confirmada oficialmente pela empresa, em anúncio oficial na sala de imprensa do portal espanhol. Aliás, até mesmo o serviço Terra Mail já exibe um alerta sobre o fim de suas atividades, com os usuários sendo orientados a realizarem o backup até o dia 30 de junho.
[ x ]
O comunicado sobre o fim das atividades do Terra teria sido enviado nesta quarta (28) a todos os funcionários dos escritórios globais da companhia. Apenas algumas áreas de negócio permanecerão ativas, como é o caso de serviços de hospedagem e manutenção de sites para pequenas empresas e portais de informação para celulares, que funcionam por meio de smartphones.
Mesmo no caso de tais plataformas há dúvidas, já que existe a possibilidade de, assim como no Brasil, tais serviços serem encerrados quando expirarem os contratos vigentes com clientes, parceiros e operadoras de telefonia. Enquanto isso, todo o tráfego dos principais portais será redirecionado para outros sites, ainda não definidos.
A Terra Networks, como a conhecemos, nasceu em 1999, na Espanha. Entretanto, as origens do portal no Brasil remontam aos idos de 1996, quando o provedor NutecNet foi adquirido pelo conglomerado de mídia gaúcho RBS, o que levou ao lançamento do portal ZAZ. A operação nacional foi adquirida pela Telefónica em 2000, assumindo a marca com a qual funciona até os dias de hoje.
Matéria completa:
https://canaltech.com.br/noticia/internet/portal-terra-vai-deixar-de-funcionar-em-todo-o-mundo-96212/
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.