O percentual de endividamento das famílias no Rio Grande do Sul foi de 66,2% em agosto, maior do que o registrado em julho, de 60,3%. Conforme a pesquisa de Endividamento e Inadimplência das Famílias gaúchas (Peic-RS), divulgada nesta quarta-feira (28) pela Fecomércio-RS, o índice é 7% menor que o mesmo período do ano passado.
Os principais tipos de dívida atualmente são cartão de crédito (75,6%), carnês (21,7%), crédito pessoal (21,7%). De acordo com a Fecomércio-RS, o resultado de agosto é o segundo mais alto do ano, mas em níveis históricos, pode ser considerado saudável, levando em conta a média desde o início da série, que é de 67,1%. Em média, nos oito primeiros meses do ano, o percentual de famílias endividadas foi 8,1 pontos percentuais inferior ao verificado no mesmo período do ano anterior.
A elevação da parcela de famílias endividadas na comparação com o mês passado também se refletiu no percentual de famílias que se declara muito endividada que passou de 13,4% em julho para 14,9% em agosto. A parcela da renda comprometida com dívidas apresentou aumento de 20,0% em julho para 28,0% em agosto. O tempo de comprometimento com dívidas elevou-se de 5,6 (jul/13) para 6,9 (ago/13) meses. A pesquisa também apontou que, em agosto, 26,7% das famílias apresentam contas em atraso e 8,9% não terão condições de pagar suas dívidas em atraso nos próximos 30 dias.
Fonte: Jornal do Comercio (RS)