Pessoas nas faixas etárias entre 12 a 17 anos e 18 a 24 anos estão trocando o Facebook por outras plataformas como Snapchat e Instagram. Com isso, o número de jovens que usam a principal rede social de Mark Zuckerberg deve cair até o fim de 2017. É o que prevê um estudo da eMarketer — empresa que faz pesquisas de mercado com foco no nicho digital. O comportamento de usuários em relação às três redes sociais foi analisado nos Estados Unidos e também no Reino Unido.
De acordo com o levantamento, o índice de uso das três plataformas é semelhante nos dois países de língua inglesa, mas a tendência é de que o crescimento do Facebook diminua considerando o público com a faixa etária já citada acima.
A migração espontânea para o Snapchat e o Instagram ocorre porque estas ferramentas possuem recursos alinhados à forma na qual adolescentes e jovens adultos se comunicam atualmente. Ou seja, com conteúdo visual, aponta o analista da eMarketer, Oscar Orozco. “Os que permanecem no Facebook estão cada vez menos engajados e passando menos tempo na plataforma”, completa.
O número de usuários mensais do Facebook, nos Estados Unidos, deve crescer 2,4% em 2017 e atingir a marca de 172,9 milhões de pessoas, o que é pouco superior à previsão anterior. Entretanto, a quantidade de usuários mensais entre o grupo com idade de 12 a 17 anos cai 3,4%, em relação a 2016, para 14,5 milhões de pessoas — o que indica o segundo ano consecutivo de declínio entre jovens.
Usuários mais jovens do Snapchat ultrapassam Facebook, segundo pesquisa (Foto: Reprodução/eMarketer)
Em relação ao Instagram, os dados indicam um crescimento no número de usuários mensais, nos Estados Unidos, de 23,8% em 2017, somando um total de 85,5 milhões de pessoas. Considerando esse número, a base de pessoas que usam a plataforma e têm menos de 12 anos crescerá 19% — vale notar que a rede social exige ao menos 13 anos para usá-la—, já o grupo com idade de 12 a 17 anos aumentará 8,8%. No Reino Unido, o número de usuários ativos por mês, nesse ano, será de 16,7 milhões de pessoas, um aumento de 34,8% sobre 2016.
A situação do Snapchat também é positiva (embora gere críticas), o eMarketer prevê que a base de usuários ativos da plataforma, nos Estados Unidos, vai crescer em 25,8% nesse ano. A estimativa é que este crescimento ocorra em todas as faixas etárias e seja maior no grupo entre 18 e 24 anos, com 19,2% de aumento.
Com estes resultados previstos pelo grupo, o Snapchat terá 40,8% dos usuários de redes sociais nos Estados Unidos, ganhando dos rivais pela primeira vez em 2017, nas faixas etárias entre 12 e 17 anos e entre 18 e 14 anos. Perde, porém, no geral.
No Reino Unido, o Facebook continuará sendo a rede social mais popular até o fim desse ano. Mesmo assim, a plataforma também está perdendo usuários para o Snapchat e o Instagram, considerando grupos mais jovens. Entre as idades de 12 a 17 e de 18 a 24 anos, o total de membros da principal rede social de Mark Zuckerberg diminuirá, 2,8% e 3,1%, respectivamente, em 2017.
“O Facebook ainda é o grande vencedor das mídias sociais”, afirma Bill Fisher, analista sênior do UK eMarketer. “Mas a plataforma deve ficar preocupada com o fato das pessoas mais jovens estarem com as cabeças voltadas para o Snapchat. O fato do Instagram pertencer ao Facebook, entretanto, suaviza o golpe”, completa.