

A jornalista Terezinha Tarcitano foi agraciada, no dia 30 de agosto, com o prêmio “Os Notáveis”, concedido pelo jornal Brazilian Times, em parceria com a Brazilian Heritage Foundation, durante cerimônia realizada no Hard Rock Café, em Times Square, Nova York. Este foi o primeiro prêmio brasileiro entregue neste icônico local.
Ela recebeu a premiação na categoria Ouro, em reconhecimento por ter sido a primeira jornalista a integrar a equipe do Brazilian Times, entre 1993 e 2000. Atualmente, a jornalista atua como representante do jornal na região Sul do Brasil.
O prêmio “Os Notáveis” homenageia brasileiros que se destacam em suas áreas de atuação, não apenas nos Estados Unidos, mas também no Brasil e em diversos outros países. O objetivo é valorizar histórias de sucesso, talento e dedicação, que inspiram a comunidade e fortalecem a imagem positiva dos brasileiros no exterior.
Celebrando empreendedorismo, criatividade, talento e ativismo, o Notáveis USA reúne anualmente personalidades que representam com excelência a força e a diversidade da presença brasileira fora do país. É uma noite dedicada a reconhecer trajetórias inspiradoras e conquistas que projetam o Brasil de forma positiva no cenário internacional.
O evento Notable Brazilian Awards consolidou-se como uma vitrine internacional da contribuição dos brasileiros em diversas áreas — dos negócios às artes, do esporte à cultura, incluindo iniciativas sociais e comunitárias. A realização em Manhattan reforça o papel de Nova York como um centro global de diversidade e intercâmbio cultural, reunindo convidados especiais, personalidades e representantes de diferentes setores para celebrar o impacto brasileiro no mundo.
O prêmio, organizado pelo Brazilian Times Newspaper, fez história ao ser o primeiro apresentado no Hard Rock Café, na Times Square, reunindo convidados em um dos endereços mais emblemáticos do planeta e destacando a representatividade da comunidade brasileira nos Estados Unidos.
Idealizado pelo fundador do BT, Edirson Paiva, em 2011, o Notáveis Awards é atualmente conduzido também pelos filhos Edirson Paiva Júnior e Liliane Paiva, mantendo o compromisso de valorizar a cultura, a imprensa e as histórias inspiradoras da comunidade brasileira nos EUA e no mundo.
Histórico
Formada em Jornalismo desde 1986, Terezinha iniciou sua trajetória profissional em grandes jornais do Rio de Janeiro, como Jornal do Brasil, O Dia e Última Hora, destacando-se na editoria de política.
Na década de 1990, passou a atuar como assessora de imprensa, com experiências em órgãos públicos como a Prefeitura de Cabo Frio (RJ) e a Embratur (DF).
Morou por sete anos em Boston, Estados Unidos, exercendo a função de primeira jornalista do Brazilian Times, principal jornal da comunidade brasileira no exterior, período que marcou um capítulo importante em sua trajetória jornalística.
Após o retorno ao Brasil, atuou como assessora de imprensa no Ministério do Planejamento, Ministério do Esporte e Turismo e na UNESCO, em Brasília, sendo posteriormente transferida para o escritório da UNESCO em Porto Alegre (RS), em janeiro de 2004.
Em Porto Alegre, Terezinha Tarcitano fundou a TTarcitano Assessoria de Comunicação, especializada em comunicação institucional, jurídica e cultural. Atualmente, presta serviços de assessoria de imprensa ao IARGS (Instituto dos Advogados do RS), organiza eventos e lançamentos de livros, representa o jornal Nosso Bem Estar e, mais recentemente, passou a atender o SINTARGS/ITAQE.