A greve dos bancários do Banrisul completa 30 dias nesta sexta-feira. Em mais uma assembleia realizada nesta quinta-feira, a categoria decidiu continuar com a paralisação por tempo indeterminado. Para esta sexta, está programada uma nova assembleia, às 14h, no Salão dos Espelhos do Clube do Comércio, em Porto Alegre.
Nesta quinta-feira, representantes do governo estadual fizeram uma reunião com os bancários. Na ocasião, ficou acertado que o governo irá mediar as negociações com o Banrisul. Segundo o Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região Metropolitana (SindBancários), a diretoria do Banrisul conseguiu indignar ainda mais a categoria ao ameaçar descontar ilegalmente os dias parados. A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras (Fetrafi/RS) publicou nota reafirmando a confiança na força da categoria e a validade da greve, assim como a ilegalidade do desconto.
Os funcionários do Banrisul são os únicos no Estado que continuam em greve. No início da semana, os servidores de outras instituições aceitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e terminaram com a paralisação. Os banrisulenses alegam que suas reivindicações, como a questão da participação nos lucros, ainda não foram atendidas e por isso seguirão parados.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)