Para quem acha que está complicado levantar cedo da cama, tomar banho ou andar na rua em razão do frio, prepare-se. Vai piorar. O frio ficará mais intenso. A previsão é que no final desta sexta-feira o Rio Grande do Sul será atingido por um potente pulso de ar polar vindo da Antártida acompanhado de vento de intensidade moderada, o que poderá produzir em localidades de maior altitude “geada negra”, quando ocorre o congelamento da parte interna da planta.
Em razão disso, a sensação térmica ficará significativamente baixa com valores abaixo de zero. Nem o sol, presente durante praticamente toda a semana, irá amenizar o frio.
Porto Alegre na rota do pulso polar
O pulso ar ar polar chegará à Capital no sábado. Com isso, as mínimas poderão ficar perto de 0ºC e mesmo valores negativos em alguns pontos mais periféricos do Sul e do Leste da cidade. É esperada a ocorrência de geadaem diversos bairros da cidade nas noites mais geladas com vento calmo e céu claro.
Segundo dados analisados pela MetSul somente após o dia 16 ou 17 de junho, o frio poderia dar trégua com a chegada de ar mais ameno ao Rio Grande do Sul que interromperia a sequência de dias com marcas negativas ou próximas de zero.
Semana com geada
O ar mais seco e frio trará noites de mínimas próximas de 0ºC ou negativas na maioria das regiões com formação de geada generalizada nos próximos dias.