Abertura oficial acontece no sábado, com marcha e show
A três dias da abertura oficial do Fórum Social Temático (FST) em Porto Alegre, os organizadores intensificam a divulgação das atividades do evento. Em visita ao Jornal do Comércio, ontem, o coordenador do comitê Porto Alegre do Fórum Social Mundial (FSM) e responsável pela organização, Lélio Falcão, afirmou que os preparativos para o encontro, que acontece entre o sábado e a quinta-feira da próxima semana na Capital, estão sendo finalizados. A expectativa é de que, no mínimo, 30 mil pessoas compareçam às oficinas, aos debates, seminários e outros encontros programados.
Falcão, que também é integrante da Força Sindical, explica que o desenvolvimento sustentável, tema central deste FST, será desenvolvido ao lado de outros assuntos. Remetendo ao slogan do primeiro FSM – “um outro mundo é possível” –, a organização adotou a ideia de mundos para separar os debates em 18 subtemas, como o trabalho, os direitos da mulher, da juventude e da criança e a igualdade racial.
Falcão também voltou a comentar a saída da Central Única dos Trabalhadores (CUT) da organização do evento. A CUT, que participou desde a realização do primeiro fórum, reclama de o evento de Porto Alegre ter sido decidido sem o aval do comitê internacional, que está mobilizado para a edição centralizada na Tunísia. Ainda aponta que a organização do comitê de Porto Alegre está aceitando a entrada de entidades sem ligação com a história dos movimentos sociais.
O dirigente pondera que é um direito de qualquer entidade deixar o comitê do FST, mas discorda das razões alegadas pela CUT. “Como iremos radicalizar a democracia excluindo grupos dos debates?”, questiona. “O fórum é aberto.” Falcão ainda sustenta que o FST deste ano se soma a outras iniciativas do comitê porto-alegrense para trazer a edição centralizada do Fórum Social Mundial para a Capital em 2015. Acompanharam Falcão o representante da OAB Ivan Feloniuk e a vereadora Jussara Cony (PCdoB).
A mobilização para o evento deste ano se inicia na sexta-feira, quando o comitê de organização realiza uma oficina preparatória na Assembleia Legislativa e também disponibiliza, na Usina do Gasômetro, as inscrições para as atividades. No sábado, haverá a tradicional marcha – que terá como ponto de encontro a Praça da Matriz –, seguida de um show no Anfiteatro Pôr do Sol. A programação e as informações sobre as inscrições também podem ser acompanhadas por meio do portal do FST: http://fsmpoa.com.br/.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)