A próxima edição do Fórum Social Mundial Temático em Porto Alegre foi oficialmente lançada ontem, na Assembleia Legislativa. No ato, representantes de diversos movimentos sociais e sindicais realizaram encaminhamentos para o evento, que terá como tema “Democracia e Cidade Sustentável” e será realizado entre 26 e 31 de janeiro. O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT), confirmou o apoio do Executivo, que cederá espaços para a realização de atividades e investirá R$ 4 milhões no evento.
“Ofereceremos infraestrutura e locais adequados para que o fórum aconteça de forma plena, respeitando sua autonomia”, afirmou. O chefe do Executivo destacou ainda que o evento continua “sendo uma vanguarda” e que ao propor uma reflexão sobre as cidades, o Fórum Social Mundial Temático adquire um “olhar sobre o local onde a vida das pessoas acontece”.
Além de ratificar a autonomia das organizações sociais, o prefeito informou que o secretário de Coordenação Política e Governança Local, Cezar Busatto, será o interlocutor do governo junto às entidades promotoras do encontro. Em breve entrevista à imprensa, Fortunati respondeu aos questionamentos relacionados ao fórum e se retirou rapidamente, antes de falar sobre temas aguardados, como o anúncio do novo secretariado e a votação de projetos da reestruturação administrativa da prefeitura.
Celso Woyciechowski, um dos organizadores do evento, destacou a importância da continuidade de um debate que se contraponha ao anual Fórum Econômico Mundial, realizado em Davos, na Suíça. “Nosso protagonismo continua sendo fundamental para avançarmos em pautas e conquistas trabalhistas. Davos não para e nós também não.”
Em 2013, além do encontro, a Capital passa a ter uma Semana do Fórum Social Mundial de Porto Alegre, que foi incluída no calendário oficial da cidade e será comemorada na última semana de janeiro. Entre os espaços já confirmados para as atividades, estão o Anfiteatro Pôr-do-sol, Largo Zumbi dos Palmares, Usina do Gasômetro e a Casa de Cultura Mario Quintana.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)