A chuva que causa prejuízos à 39 municípios gaúchos e tirou 3 mil pessoas de casa nas regiões Norte e Noroeste também deve causar destruição na Fronteira Oeste. Com a continuidade das precipitações no Estado, a coordenação da Defesa Civil na região, que tem sede em Uruguaiana, afirma que quatro municípios estão em estado de alerta devido à cheia no Rio Uruguai.
Da noite de quinta-feira até a tarde desta sexta-feira, o Rio Uruguai subiu de 7 metros para 10 metros, o que alertou os municípios de São Borja, Itaqui, Uruguaiana e Barra do Quaraí para o risco de alagamentos. Conforme o capitão Gerson Corrêa de Mello, coordenador regional da Defesa Civil na Fronteira Oeste, as prefeituras dessas quatro cidades estão providenciando abrigos em ginásios ou escolas municipais para receber famílias desabrigadas.
Em São Borja, alguns bares localizados às margens do Rio Uruguai já foram alagados e a Defesa Civil orientou os moradores ribeirinhos a deixarem suas casas. Mello explica que algumas famílias saíram de suas residências na tarde desta sexta-feira, e foram para casas de parentes ou amigos. O número de desalojados, no entanto, ainda não foi contabilizado.
— Como continua chovendo no Norte, o rio Uruguai começou a subir nos municípios da Fronteira Oeste. Se a chuva não parar, a estimativa é que a água invada as casas dos moradores ribeirinhos. Por isso, entramos em contato com os prefeitos para que eles providenciem abrigos — afirma Mello.
Segundo ele, a prefeitura de São Borja, primeiro município a enfrentar problemas com alagamentos, deve montar nesta sexta-feira uma estrutura de abrigo no ginásio municipal.
Confira a lista atualizada das cidades prejudicadas pela chuva no Estado
Cruzaltense, Barão do Cotegipe, Getúlio Vargas, Erechim, Centenário, Jacutinga, Itatiba do Sul, Aratiba, São José do Ouro, Floriano Peixoto, Áurea, Erval Grande, Marcelino Ramos, Barra do Rio Azul, Maximiliano de Almeida, Ponte Preta, Nonoai, Viadutos, Caiçara, Campo Novo, Tenente Portela, Jaboticaba, Palmitinho, Pinheirinho do Vale, Cristal do Sul, Cerro Grande, Iraí, Novo Tiradentes, Alpestre, Barra do Guarita, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Vicente Dutra, Nova Candelária, Três de Maio, Novo Machado, Porto Vera Cruz, Porto Mauá, Unistalda.
Fonte: Clic RBS/ por Fernanda da Costa