O Centro Integrado de Comando da Cidade de Porto Alegre (Ceic), inaugurado em outubro deste ano, está concentrando o controle e acompanhamento de todos os grandes eventos da cidade, assim como situações de alerta climático. Com mais de 300 câmeras de videomonitoramento, vistas em tempo real em 39 telas e acompanhadas por servidores distribuídos em 24 unidades de atendimento, o centro concentra os técnicos responsáveis por alguns dos serviços mais importantes prestados à população, operando de forma conjunta.
“As atividades aqui reunidas já ocorrem hoje na prefeitura, porém há um avanço tecnológico sobre essas políticas, agora conectadas em um único local, de forma integrada. Estamos usando a tecnologia para atender de forma muito mais dinâmica os usuários de serviços públicos”, afirmou o prefeito José Fortunati na inauguração do órgão. Segundo o prefeito, o Ceic representa um salto na gestão pública, ampliando cada vez mais a atuação transversal na prefeitura.
O coordenador do centro, Airton Costa, explicou que, até o momento, o centro operou nos status de “Monitoramento”, na rotina normal da cidade, e “Atenção”, quando os técnicos estão concentrados em um grande evento, como a inauguração da Arena do Grêmio, no início do mês, ou em eventos climáticos, como temporais, onde os esforços são concentrados na avaliação e pronta-resposta a ocorrências, minimizando o impacto na cidade. O “Alerta”, que indica uma situação crítica, ainda não foi disparado. Nestes primeiros dois meses de trabalho, o centro ainda está na primeira fase de operação, definindo protocolos de atuação entre os órgãos da prefeitura.
Segundo Costa, os técnicos estão trocando informações e procedimentos, para construir um protocolo único de trabalho, unificando os diferentes serviços públicos. “Nesta fase, estamos criando interação, em um processo de aprendizagem coletiva, compartilhando ferramentas e procedimentos de trabalho. O grande trabalho é ouvir os técnicos envolvidos em cada operação para construir essa ação unificada”, afirma, destacando que também estão sendo construídas parcerias com órgãos estaduais e federais de segurança, como a Brigada Militar e o Corpo de Bombeiros, que já atuaram diretamente do Ceic.
O Ceic – Com o Ceic, Porto Alegre assume novo patamar de segurança e uso da tecnologia a serviço do cidadão. O monitoramento é feito 24 horas, sete dias por semana por uma equipe de técnicos de diversas áreas, possibilitando integração em situações de prevenção e de emergência. Integra a base tecnológica que Porto Alegre implantou nos últimos anos, sustentando a consolidação da Capital como cidade inteligente, que trabalha de forma organizada e integrada nos serviços públicos.
Tecnologia– São 39 monitores de 55 polegadas cada. Equipamento de alta resolução, com tecnologia alemã. A sala de controle tem 24 posições de trabalho, com 48 monitores que podem reproduzir e controlar quaisquer imagens do videowall e dos sistemas de tecnologia da informação da prefeitura. A infraestrutura é resultado do investimento de R$ 5,6 milhões pela prefeitura, incluindo a edificação na sede, mobiliário, equipamentos, tecnologias (videowall, software, hardware, nobreak), climatização e redes.
Estrutura – O Ceic integra diversos órgãos municipais, além dos parceiros dos demais poderes que serão agregados ao projeto. Atuam no local equipes dos seguintes órgãos:
– Direitos Humanos e Segurança Urbana (Guarda Municipal)
– Saúde (Samu)
– Defesa Civil
– EPTC
– Procempa
– Fasc
– Demhab
– Dep
– DMLU
– Dmae
– Smam
– Smic
Transparência – Conta com uma sala disponível para jornalistas aberta 24 horas para acompanhamento de trânsito, meteorologia, saúde, entre outros. O Ceic também conta com uma sala do prefeito, para reuniões de emergência com todos os órgãos envolvidos.
Samu – É possível acompanhar a localização das ambulâncias e o status de atuação. Além disso, a partir das imagens integradas no Ceic, os médicos podem orientar remotamente procedimentos de primeiros socorros aos agentes que já estiverem no local da ocorrência, enquanto a equipe da Samu desloca-se.
EPTC – Monitorar o fluxo de veículos nas principais vias da cidade e acompanhar a velocidade do transporte coletivo nos corredores de ônibus. Programar rotas e traçar estratégias prévias de mobilidade na preparação da cidade para grandes eventos ou emergenciais, no caso de incidentes ou acidentes.
Guarda Municipal – Visão integrada e simultânea da rotina nos espaços públicos (praças e parques) e prédios públicos, como as escolas municipais. Quando forem acionados alarmes, por exemplo, é possível acessar imagens do entorno com o objetivo de abastecer de informações a patrulha em deslocamento. Trata-se de um novo olhar sobre a segurança, com maior capacidade de prevenir, detectar e lidar com situações de crise.
Fala Porto Alegre 156 – Além do controle da rotina da cidade, a integração dá acesso no Ceic ao mapa de atendimento da população registrado a partir do 156. A equipe de gestão e os técnicos podem acompanhar o desempenho dos serviços públicos e identificar oportunidades para qualificar o atendimento.
Defesa Civil – O acompanhamento dos indicadores do Metroclima permite a antecipação de providências para remoção de pessoas em áreas de risco, minimizando os efeitos das ocorrências provocadas pelas condições climáticas.