Implantação de novo ERP e sistema billing são alguns dos projetos previstos pela companhia até 2015
Patricia Knebel
A CEEE vai investir R$ 200 milhões até 2015 na modernização do seu parque de Tecnologia da Informação (TI). O carro-chefe desse projeto é a compra de um novo ERP e de um sistema de billing (cobrança e faturamento), para o qual a empresa terá recursos na ordem de R$ 120 milhões via licitação internacional através do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com isso, a empresa espera ter informações mais confiáveis, seguras e em tempo hábil para a tomada de decisões operacionais, táticas e estratégicas.
Seis consórcios de empresas interessadas em fornecer o sistema de gestão para a CEEE atenderam os requisitos mínimos e passaram pela primeira fase. Em breve, deverão receber o edital para o envio da proposta técnica e financeira. “A nossa expectativa é que a empresa esteja contratada até julho deste ano”, projeta o CIO da CEEE, Luís Carlos Niedersberg. O sistema deve estar operacional até o final de 2014.
O atual ERP da CEEE é de 1999 e foi desenvolvido, na época, para preparar a empresa para o Bug do Milênio, termo usado para explicar um grave problema técnico que poderia atingir os computadores na virada de 1999. Isso porque muitos não “entenderiam” que o ano seguinte seria 2000 e não 00, o que poderia prejudicar as operações das empresas que dependiam dessas máquinas.
Como é antigo, o sistema de gestão da fornecedora e distribuidora de energia tem exigido muito trabalho das equipes de TI e um alto custo de manutenção, além de envolver muitos profissionais. Em 2011, os usuários internos dos serviços computacionais solicitaram 3,5 mil modificações no ERP. No ano passado, esse número pulou para 8 mil. “O sistema está defasado e, com isso, qualquer alteração que precisamos fazer acaba levando muito tempo”, comenta o CIO, acrescentando que hoje em dia o maior custo da TI é manter esse sistema funcionando.
Com essa migração, a expectativa é de que a TI possa começar a se dedicar mais ao atendimento do negócio da CEEE. Na prática, a implantação do ERP e do novo sistema de billing deve se refletir em um atendimento mais rápido aos consumidores, já que as informações estarão acessíveis mais rapidamente aos técnicos, inclusive no call center. Além do ERP, a CEEE vai investir mais R$ 60 milhões em outros projetos de modernização da TI. Parte desses recursos irá, por exemplo, para a construção de um novo data center e o upgrade do atual, que estarão alinhados com as melhores práticas do mercado e de governança.
De acordo com Niedersberg, a expectativa é de que todos os sistemas computacionais da empresa sejam redundantes: se um tiver problema, o outro seguirá funcionando, evitando que os serviços tenham que parar. Ambos deverão ficar na sede na empresa, na avenida Ipiranga, em Porto Alegre.
A companhia também planeja modernizar a sua área de infraestrutura de rede com a interligação da sede com os demais pontos de atendimento e finalizar a implantação do Business Intelligence (BI).
Fonte: Jornal do Comércio (RS)