O Geobiólogo Allan Lopes é conhecido como médico de casas. Palestrou sobre o tema “Casa Saudável” no 8º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, no dia 24/03, no Clube Farrapos, em Porto Alegre. Nesta área atua como consultor para espaços construídos ou que virão a existir. Há mais de 10 anos assegura que as casas possuem saúde e energia para que seus habitantes possam preencher seus potenciais de vida. A partir de 2002, começou a ministrar cursos de capacitação em Geobiologia e áreas correlatas, como Geometria Sagrada, Jardins Vibracionais e Construção Sustentável.
De acordo com o especialista, toda construção é um ser vivo, composto de uma anatomia e de uma fisiologia particulares que conferem, em sua conjunção, características saudáveis ou não ao ambiente. “Estas características são passadas a seus usuários e moradores interferindo diretamente em sua qualidade de vida”, informou. Segundo ele, o fundamento da Biologia da Construção (Geobiologia) consiste da interação entre os espaços e as pessoas, podendo ser saudável ou insalubre. “Assim, ela pode ser definida como o estudo do impacto das construções sobre a saúde humana e a aplicação desse conhecimento para a construção ou modificação de lares e locais de trabalho”, explicou.
A Biologia da Construção gera o que ele chama de Casa Saudável, mantendo sempre seu enfoque positivo, ou seja, tratando as casas como fonte de saúde e não de doenças. Seja comercial ou residencial, entende que a habitação torna-se, naturalmente, um espelho de nosso modo de viver, de nossa personalidade e de nossa alma. “Dessa forma, a busca por habitações saudáveis, que nos tragam qualidade de vida e que sejam harmoniosas com o meio ambiente, vem como uma resposta de seres humanos mais sensíveis à rápida e abrupta mudança que nossa espécie tem causado a si própria e ao planeta”, afirmou.
Explicou que os principais fatores estudados pela geobiologia, no sentido de trazer saúde aos espaços e, consequentemente, aos seus moradores são: qualidade interna do ar; umidade; temperatura; som; iluminação; radioatividade; magnetismo natural; eletromagnetismo; proporções harmônicas; ergonomia; materiais de construção; e perturbações geológicas.
Como hobbie, estuda e leva grupos para visitarem locais de configurações energéticas peculiares aos quais classifica com o nome genérico de Lugares de Poder. É coautor do Livro Geobiologia – A Arte do Bem Sentir, juntamente com Juan Saez. É autor do Projeto Geosounds – Melodias para a Terra, Fundador e Presidente do IBG – Instituto Brasileiro de Geobiologia, Criador e Coordenador dos Programas Estudante Sustentável e Trabalhador Sustentável. Idealizou e organizou, nos anos de 2006 e 2008, os dois primeiros Congressos Internacionais de Geobiologia, nas cidades de São Paulo e Belo Horizonte, respectivamente.
Professor em cursos livres, no programa Estudante Sustentável IBG – UFMG, e como professor convidado nos Institutos IMA-BA – Instituto do Meio Ambiente do Governo da Bahia,Tibá – Instituto e Tecnologia Intuitiva (RJ), ANAB – Associação Nacional de Arquitetura Bioclimática (SP), Perau do Encanto (RS), CPCD (MG), UFV (MG), dentre outros. Criou, em 2008, a ferramenta de desenvolvimento pessoal Autoecologia e, desde então, ministra cursos nas principais capitais do país.
Para mais informaçõesm www.allanlopes.com.br
Terezinha Tarcitano
TTarcitano de Imprensa
(51) 9929-4575 / 4063-6697