O presidente da OAB/RS, Ricardo Breier, recebeu, na tarde desta terça-feira (28), o presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, Milton Simas, no gabinete da presidência da entidade.
No encontro Simas entregou documentos que registram a prisão de um repórter que estava no exercício da profissão em Porto Alegre. “Não houve diálogo, e o profissional foi encarcerado. Isso demonstra um retrocesso, e não é o que gostaríamos de ter na nossa profissão, pois lutamos pela liberdade, pela democracia e pela liberdade de expressão, contra a ditadura”, pontuou Simas.
Breier apontou a posição da entidade pela livre manifestação, reprovando qualquer ato abusivo. O dirigente relatou ainda a parceria com a Associação Riograndense de Imprensa (ARI) pela criação de um comitê para proteger e defender o direito constitucional à liberdade de expressão da imprensa.
“Nessa linha vamos analisar esse material, encaminhar à nossa Comissão de Direitos Humanos (CDH) para nos manifestarmos à autoridade competente. Estamos trabalhando desde o início das manifestações, pois à época já havíamos oficiado o governador do Estado para que, em caso de haver mulheres dentre os detidos, estas fossem revistadas apenas por policiais do mesmo gênero”, lembrou o presidente da Ordem gaúcha.