POR MARINA DIAS
A presidente Dilma Rousseff anunciou oficialmente, na tarde desta segunda-feira (6), o vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos (PSD), como chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, pasta com status de ministério. A posse do novo ministro será na quinta-feira (9), às 10h, em Brasília.
“O ministério vai formular políticas de apoio às micro e pequenas empresas, segmento fundamental para a geração de empregos e o desenvolvimento da economia brasileira”, diz nota divulgada pelo Planalto. A criação da secretaria é uma promessa de campanha de Dilma, em 2010, mas idealizada pelo seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O anúncio oficial de Afif à frente da secretaria recém-criada acontece
no mesmo diaem que a presidente dedicou mais de dois minutos de seu discurso, durante evento da Associação Comercial de São Paulo (Acesp), para homenagear o vice-governador paulista, que já foi presidente da entidade.
“Queria aproveitar essa cerimônia para homenagear um brasileiro que colocou na pauta do país o apoio às pequenas e micro empresas, fazendo com que reconhecêssemos que esta é uma questão estratégica para o país. Eu me refiro ao Guilherme Afif Domingos”, disse Dilma.
A nova secretaria vai absorver todas as competências e atribuições relativas às micro e pequenas empresas que hoje são dos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e do Trabalho. A pasta também vai coordenar políticas de apoio ao setor atualmente sob a condução dos ministérios da Fazenda e da Ciência e Tecnologia.
Fonte: Terra Magazine