Outro dia, andando pela rua, encontrei um conhecido com visível dificuldade em caminhar. A respiração ofegante, pernas enfaixadas com feridas e, então, paramos para conversar. Perguntei-lhe sobre a sua situação de saúde e ele me narrou todos os seus problemas. Aposentado há algum tempo, na faixa dos 60 e poucos anos, passa a maior parte do seu tempo em sua casa. Citou que a sua situação de saúde se agravou a partir do momento da aposentadoria. Fiz-lhe algumas perguntas e, a partir das suas afirmações, pude concluir que o ambiente da sua casa está influenciando na sua saúde de forma nociva.
Baseado em centenas de análises que realizei em ambientes residenciais, observo que alguns problemas sempre se repetem e são comuns em residências onde se apresentam muitas doenças e distúrbios. Problemas como depressão, câncer, infecções diversas, problemas cardíacos, artrite reumatoide, insônia, cansaço excessivo e ainda outros, estão correlacionados com o ambiente. Então, perguntei-lhe: me permite fazer uma análise no ambiente da sua casa? Talvez possamos resolver em parte estes problemas. Indagou-me a seguir: de que se trata esta análise? Observei que era difícil explicar em poucas palavras, mas disse que se tratava da energia do ambiente. De imediato rebateu “eu não acredito neste negócio de energia” e tratou de encerrar a conversa naquele momento.
Para esclarecer, tudo é energia, nós somos energia, nosso alimento é energia, a água é energia, a respiração é uma troca de energia e o simples fato de estarmos vivos consome energia. Logo, isto não depende de acreditar, não tem nada a ver com religião ou crença, isto é ciência, é biofísica.
Pois bem, assim como tratamos da saúde do peixinho a partir da água do aquário, ou seja, o seu ambiente, a nossa saúde se correlaciona com o ambiente onde permanecemos por mais tempo.
Existem diversos fatores ambientais que determinam a salubridade do ambiente. Em algumas situações, estes fatores podem formar pontos nocivos na nossa casa e, pelo simples fato de permanecermos nestes locais, somos prejudicados na nossa saúde.
O equilíbrio é a condição ideal para tudo. Uma doença é um desequilíbrio que foi gerado por algum fator que pode ser genético, alimentar, hábitos diversos ou fatores ambientais. Apenas para esclarecer, pesquisas apontam que 80% dos casos de câncer são provocados por condições ambientais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 25% das doenças registradas em todo o mundo são causadas por fatores ambientais evitáveis responsáveis por 13 milhões de mortes todo o ano. (Folha de São Paulo, relatório publicado em 15 de abril de 2016, France Presse, Genebra).
Resta apenas lamentar por esta pessoa que não permitiu nem sequer investigar algumas possíveis causas dos seus problemas de saúde. Saliento, ainda, que os problemas constatados a partir de uma análise do ambiente residencial (Análise de Impacto no Ambiente Básico) podem ser modificados, tornando este ambiente plenamente saudável.
E você, acredita que o seu ambiente molda você e interfere na sua saúde? Como está a sua saúde e a dos seus familiares? O seu ambiente residencial é agradável? O relacionamento familiar neste ambiente está em harmonia? A despesa mensal da sua família com doenças é significativa?
Aja com precaução, preserve a saúde e não precisará tratar a doença. A sua saúde e da sua família são o seu maior patrimônio. Palestras e mais esclarecimentos a respeito do tema, entre em contato.
Isnar Amaral Consultor Ambiental – CRQ 05203390
Pós-Graduado em Qualidade do Meio Ambiente isnramaral@ambientebasico.com.br www.ambientebasico.com.br