Trensurb aguardará término da instalação de componentes da pista para testar carro
Patrícia Comunello
Não será em janeiro que os porto-alegrenses poderão contemplar, mesmo que parado, o primeiro veículo do aeromóvel. A Trensurb transferiu para o final de março o desembarque do carro menor, com 150 lugares, que está pronto, mas guardado na fábrica da Ttrans, em Três Rios, no Rio de Janeiro. O gerente de desenvolvimento de engenharia da estatal, Sidemar Francisco da Silva, informou ontem que a coordenação de implantação do projeto preferiu concluir a instalação de componentes na elevada por onde deslizará o veículo entre a estação do trem e o Aeroporto Internacional Salgado Filho.
O aeromóvel, tecnologia patenteada pela gaúcha Coester e inédito no Brasil – o único em operação no mundo, após mais de 30 anos de sua invenção, fica em Jacarta, capital da Indonésia – ,integra a matriz de responsabilidade do governo federal para a Copa do Mundo de 2014, que terá jogos na Capital gaúcha. O custo total será de R$ 34 milhões para quase um quilômetro de extensão. Em dezembro passado, o diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, disse ao Jornal do Comércio que o carro inaugural aportaria em janeiro, mesmo que a operação comercial do meio de transporte só seja deflagrada em fim de junho. “Não temos preocupação com novo atraso”, garantiu.
Placas da obra fincadas em frente à estação situada no aeroporto marcam para junho a data da conclusão. Os esqueletos das duas estações, que começam a receber cobertura e demais acabamentos, como painéis eletrônicos de embarque e desembarque, moldam o que será o futuro transporte. Até ontem, a estatal computava estágios de 58% da etapa da estrutura situada no lado da Trensurb e 52% na área do terminal aéreo completados. Nos próximos cinco meses, os trabalhos seguem um quebra-cabeça, com vedação do duto de ar e de espaço entre as vigas no eixo central da elevada, instalação de motopropulsores, ventiladores e motores elétricos, término das duas estações e de sistema operacional e testes.
As primeiras viagens sem passageiros devem começar em abril, para experimentar e calibrar o sistema e instalações. Dentro dos veículos, serão colocados monitores com a situação dos voos do Salgado Filho, os mesmos existentes no interior dos terminais 1 e 2 do aeroporto.
Adiamentos marcam a implantação, cujo funcionamento chegou a ser prometido para o primeiro semestre de 2012. Silva acrescenta que o vagão menor completou a fase de teste tático (parado) na fábrica, para verificação de instalações elétricas e aberturas. O segundo veículo, com 300 lugares, está sendo montado e deverá ser entregue em maio.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)