Conferência Mundial de Mulheres Eleitas Locais será de 30 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, em Paris na França. Com o tema A igualdade entre mulheres e homens, uma prioridade para o desenvolvimento global, o evento foi anunciado por meio da circular 43/2012 da Comissão Permanente de Igualdade de Gênero da Organização Mundial de Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU) no dia 29 de novembro.
A iniciativa tem o objetivo de refletir as idéias e um plano de ação para a participação das mulheres na tomada de decisões em todos os campos – política, econômica, financeira e de desenvolvimento humano – para tornar-se uma prioridade na agenda internacional pós-2015.
Entre os temas propostos estão: a participação das mulheres na tomada de decisão local; o papel da mulher no financiamento de inovação e acesso aos serviços básicos e a Cidades mais seguras para as mulheres.
Se as prefeitas brasileiras tiverem interesse em participar do evento, a assessoria Internacional da Confederação Nacional de Municípios está disponível para orientá-las e para responder as possíveis dúvidas.
Instituição
A Comissão permanente foi criada pela CGLU durante o Conselho Mundial de Florença, em 2011. O objetivo é fazer com que a igualdade – direito fundamental e um valor essencial – não seja apenas jurídico, mas seja efetivamente aplicado em todas as esferas da vida. Esta igualdade é essencial para a existência da democracia, acredita o grupo de trabalho, atualmente presidida pelo prefeito de Paris Tenienta, Anne Hidalgo.
O compromisso dos formuladores de políticas é essencial para a aplicação prática do direito à igualdade entre mulheres e homens. A promoção das mulheres na tomada de decisão também é um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, amplamente promovidas pela CGLU.
Fonte: Agência CNM