O presidente da Frente Parlamentar Mista de Práticas Integrativas em Saúde (Frente Holística), deputado federal Giovani Cherini (PDT/RS), apresentou mais um projeto de lei (PL) na manhã desta quinta-feira, 31, na Câmara dos Deputados. Trata-se do PL 4884/2016, que regulamenta a profissão de Terapeuta Ayurveda e dá outras providências.
Giovani Cherini explica que esta terapia se caracteriza por ser transdisciplinar tendo sua atuação, principalmente, nas áreas da saúde, da higiene, da ecologia, da educação e da psicologia. Ela possui história e teorias próprias, baseadas em cinco mil anos de experiências na Índia. Em várias partes do mundo, tem demonstrado ser um eficaz recurso disponível para a atenção em saúde, extensivamente documentado e validado cientificamente.
Na Ayurveda são utilizados recursos naturais, estimulando a conservação da biodiversidade e, em especial, das plantas medicinais. Apresenta menos efeitos colaterais e menor custo de tratamento para problemas de saúde. “A regulamentação também é necessária com o intuito de inibir sua prática por cidadão não habilitado, não capacitado, preservando, assim, a sua eficácia e a segurança da população”, afirma o presidente Frente Holística.
A Terapia Ayurveda é um sistema tradicional de saúde integral reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca a integração corpo-mente-natureza por meio de métodos naturais como alimentação, orientação de estilo de vida, procedimentos manuais externos, uso de plantas medicinais, indicações de práticas de Yoga e meditação, de acordo com a tipologia individual, lugar, clima, época do ano, idade, promovendo a saúde, o equilíbrio e o bem-estar.