Lugar de encontro em torno da literatura, a 60ª Feira do Livro de Porto Alegre começa hoje praticamente sem mudanças estruturais, na comparação com o que se viu no ano passado. Mais uma vez, o evento que se estende por toda a Praça da Alfândega, na Capital, não irá avançar até o Cais do Porto, como chegou a ocorrer alguns anos atrás. O que certamente se repetirá é a enorme quantidade de visitantes (contados às centenas de milhares) e livros comercializados (na mesma proporção).
As principais estrelas do evento
– São vários os convidados estrangeiros da 60ª Feira do Livro. Do país homenageado, o Canadá, vêm oito autores, entre eles o dramaturgo Philippe Ducros, a atriz e escritora Suzanne Lebeau, a repórter do New York Post Isabel Vincent e a também jornalista Claire Varin, que fez tese de doutorado sobre Clarice Lispector.
– O escritor português de origem angolana Gonçalo M. Tavares é um dos astros do evento. O autor de Jerusalém participará de atividades na Praça da Alfândega nesta terça-feira _ na segunda, dá início a um workshop no recém-inaugurado Instituto Ling, localizado no bairro Três Figueiras. O também português Nuno Camarneiro marcará presença na Praça da Alfândega na quinta, para autografarDebaixo de Algum Céu.
– Autor do elogiado Boas Pessoas, o israelense Nir Baram autografa seu livro e participa de mesa-redonda no próximo dia 9. Já o espanhol Manel Loureiro, o norueguês Nicolas Frobenius e a sueca Cattarina Ingelman-Sundberg, além do brasileiro Duda Falcão, estão entre os convidados do projeto Tu, Frankenstein, que consiste em um debate seguido de uma noite inteira trabalhando na produção de um conto _ o que remete à noite de 1816 em que Mary Shelley criouFrankenstein.
– Também estarão na Feira para encontros com leitores o “pai da Mônica”Mauricio de Sousa e mais Elisa Lucinda (que estreou no romance com Fernando Pessoa: o Cavaleiro de Nada) e Domingos Pellegrini (autor de livro recente sobre Paulo Leminski). O francês Antoine De Baecque, biógrafo de Jean-Luc Godard e François Truffaut, autografa Cinefilia no dia 9. E, no domingo 16, último dia da Feira, será a vez do mexicano Francisco Martín Moreno bater um papo com os leitores gaúchos.
Fonte: Clic RBS