O PIB do Rio Grande do Sul deve terminar em baixa em 2012. Estimativa da Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado do RS (Fecomércio) aponta que o ano terminará com uma retração de 2%. O índice fica abaixo do desempenho em 2011, quando o crescimento foi de 5,2%.
A avaliação econômica mostra que o desempenho se dá de forma heterogênea em termos regionais setoriais. No interior do Rio Grande do Sul, a seca prejudicou a plantação e puxou o desempenho para baixo. Porém, na Região Metropolitana de Porto Alegre os números foram melhores no setor de emprego e renda.
Em 2012, a economia teve baixo crescimento no primeiro semestre, acelerando na parte final do ano. Para 2013, a Fecomércio-RS estima 6,5% de crescimento no volume de vendas, com um comportamento mais homogêneo. A perspectiva é que a taxa de desemprego permaneça baixa.
A mudança se dará principalmente no setor agropecuário, com a recuperação da safra de grãos. Com a recuperação das plantações, a previsão é que a economia no estado cresça 5,8% no próximo ano.
Fonte: G1 RS