O Instituto Tecnológico Hahnemann, com o apoio da ATENEMG (Associação Nacional dos Terapeutas Holísticos e Energéticos) e do CONAHOM (Conselho Nacional de Homeopatias e Fitoterapia), está promovendo, no próximo dia 24 de maio, em Pelotas/RS, o Curso Ciência da Homeopatia. De forma inédita, serão apresentados conteúdos originais com o objetivo de divulgar o conhecimento sobre a Ciência da Homeopatia.
Destinado ao público em geral, o curso proporciona, inicialmente, o autoconhecimento. Ao estudar a matéria médica e os princípios da ciência da homeopatia, de acordo com a professora Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do Curso de Extensão há 19 anos, o interessado terá condições de ampliar este conhecimento para todos os reinos da natureza. Esta abordagem é inédita na homeopatia mundial.
O curso tem a duração de dois anos, sendo um dia de aula por mês. Divide-se em dois módulos complementares e, para cada etapa, são ministrados 10 dias de aulas. A carga horária total do curso é de 400 horas, assim distribuídas: 1ª etapa: 100 horas presenciais e 100 horas de estudos orientados e trabalhos; 2ª etapa: 50 horas presenciais e 150 horas de estudos orientados e trabalhos.
Ao término, será emitido um certificado pelo Instituto Tecnológico Hahnemann e pela Homeobrás com “Formação ou Capacitação em Ciência da Homeopatia”. O curso prepara o aluno para se capacitar como Terapeuta Homeopata com base na portaria 397 de 09/10/2002 do Ministério do Trabalho e Emprego CBO – Cod. 3221-25.
A ATENEMG e o CONAHOM atuam como órgãos de apoio na divulgação de cursos, conhecimento da homeopatia e sua aplicação e prática. Os certificados são aceitos pelos órgãos governamentais e particulares para fins de registro como especialista ou como expedição de alvará de Terapeuta Homeopata nas Prefeituras Municipais. A Vigilância Sanitária/ANVISA normatiza nacionalmente os receituários das farmácias homeopáticas e, as indicações homeopáticas dos Terapeutas Homeopatas, desde que devidamente legalizadas, são aceitas para manipulação.
“Quanto mais completo for o certificado, melhor será a colocação no mercado de trabalho ou mesmo a valorização profissional em consultório individual”, explicou a professora Eliete.
O curso tem como meta principal ensinar conteúdos inéditos, mais avançados do que qualquer outro curso da Europa e da Índia. A bibliografia utilizada, também é inédita, portanto alguns livros indicados são dos mesmos autores.
De acordo com a professora Eliete Fagundes, a Homeopatia existe há mais de 200 anos e está, paulatinamente, ficando cada vez mais popular no Brasil e no mundo. Na Europa, disse, cerca de 40% dos médicos franceses a utilizam a Homeopatia: 40% dos holandeses; 37% dos britânicos e 20% dos alemães. Nos Estados Unidos, centenas de milhares de pessoas tomam remédios homeopáticos a cada ano, onde são encontrados livremente em lojas de produtos naturais. “O avanço crescente está preocupando os grandes laboratórios que não querem perder seu espaço e, para tanto, de vez em quando preparam campanhas contra sua expansão na mídia mundial, o que somente ajudam a reforçá-la”, concluiu a professora.
O professor José Alberto Moreno, que integra a equipe, informou que o aluno, quando inicia a sua homeopatia, relembra de fatos do seu passado, quer conscientemente ou em sonhos, e assim os seus traumas vêm à tona. “O trauma e a dor começam a se harmonizar e se inicia a cura, inclusive de doenças físicas, que não tinham sido explicadas”, acentuou.
No último dia de aula, sempre em dezembro, disse que ocorre em todas as turmas o momento mais importante do curso: os alunos fazem um relato da sua vida correlacionado a uma substância homeopática. “No momento em que o aluno tem a coragem de falar sobre suas desarmonias para um público grande, revelando seus pensamentos errados e sua antiga forma de agir, transforma-se em um novo ser, tornando-se um novo divulgador da Ciência da Homeopatia. Os que ainda não atingiram esta fase mais avançada relatam a sua personalidade homeopática em trabalho escrito”, acentuou.
Mais informações sobre o curso, com todo o programa de conteúdo, podem ser adquiridas no site www.homeopatias.com ou nos telefones (31) 3491-2240 / 3439-2500 / 8481-2054 – 3003-6777 (Central nacional com custo de ligação local)
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa
(51) 9929-4575