A passagem do transporte público de Porto Alegre deve ficar mais cara neste ano. Com o aumento freado depois de diversas manifestações na metade do ano passado, o valor atual é de R$ 2,80. No entanto, em entrevista à Rádio Gaúcha, na manhã desta sexta-feira (7), o prefeito José Fortunati confirmou que a tarifa dos coletivos em Porto Alegre será reajustada em 2014, provavelmente no início de março.
Segundo Fortunati, não é possível manter o atual valor. “Nesta reestruturação da planilha, obviamente os percentual de reajuste será menor, mas vai acontecer”, afirmou, dizendo que metade do valor das passagens vai para a folha de pagamento dos rodoviários, que estão em greve há 12 dias pedindo, entre outras reivindicações, um reajuste salarial de 14%.
O prefeito ainda afirmou que o reajuste depende do fim do impasse entre rodoviários e empresários, em negociação para por fim à greve. Ele confirmou a licitação do transporte público em Porto Alegre para o dia 5 de março, cumprindo o prazo dado pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS).
Nesta quinta, os conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) aprovaram, por unanimidade, o relatório da inspeção especial que analisou o serviço de transporte público da Capital. As 14 determinações feitas à administração municipal para corrigir as irregularidades encontradas, que impactam no cálculo tarifário, estarão no novo decreto da prefeitura, que deve ser publicado na próxima semana. O dispositivo vai definir como o valor da passagem passará a ser composto. O prefeito José Fortunati, que esteve presente na sessão, garantiu que todos os pontos levantados pelo TCE serão cumpridos.
Fonte: Jornal do Comércio (RS)