O Facebook foi o aplicativo mais utilizado do mundo em 2013. O resultado foi divulgado esta semana, com o fechamento do levantamento realizado pela empresa especializada Nielsen entre os meses de janeiro e outubro deste ano. Na lista, entre os programas mais acessados em dispositivos móveis, a rede social mais popular do planeta liderou com folga, seguido do Google e seus vários serviços.
Com média de 103.420.000 de usuários únicos e um crescimento de 27% em relação a 2012, o Facebookse isolou na liderança. Logo depois dele, porém, dominação do Google. A Gigante das Buscas emplacou cinco softwares seguidos no ranking, entre a segunda e a sexta colocação.
Foram eles: Google Search, com 75.984.000 usuários únicos, Google Play, um pouco atrás com 73.667.000, YouTube, que registrou 71.962.000, Google Maps, somando ao todo 68.580.000 usuários, e oGmail, com 64.408.000. Isso pode ser explicado graças, obviamente, ao fato de o Android ser o sistema operacional mais popular do mundo.
O Instagram, que apresentou o maior crescimento em relação a 2012, com 66%, ficou em sétimo lugar, com uma diferença grande para o sexto, somando “só” 31.992.000 de usuários em média. Depois, vieram o Maps, da Apple, com 31.891.000 (e crescimento de 64%), e o Stocks, com 30.781.000. O Twitter, com 30.760.000, fecha a lista.
O estudo levou em conta apenas os dados de smartphones Android e iOS utilizados entre janeiro e outubro deste ano.
Marcas mais valiosas
A mesma pesquisa revelou, ainda, quais as marcas mais valiosas de 2013 no mundo da Internet. Entretanto, o estudo analisou somente o mercado dos Estados Unidos neste quesito. Sem surpresas, o Google ficou em primeiro lugar, com audiência média de 164.805.000 usuários únicos.
Depois, seguindo a ordem, Facebook, Yahoo, MSN/Bing/Windows Live, YouTube, Microsoft, AOL, Amazon, Wikipedia e Ask. Já em vídeos, a lista tem YouTube, VEVO, Yahoo, AOL, MSN/Windows Live/Bing, CollegeHumor Network, Perform Group, Hulu, ESPN e Netflix.
Fonte: Tech Tudo – Thiago Barros