Lançamento da Editora Imprensa Livre na 59ª Feira do Livro de Porto Alegre
Título: Expressões da re-territorialização do campo brasileiro
Autora: Rosa Maria Vieira Medeiros
Dia: 15/11/2013
Hora: 14h
Local: Memorial – Térreo
As bacharéis e pesquisadoras em Geografia, Rosa Maria Vieira Medeiros e Ivanira Falcade, escreveram juntas o livro “Expressões da Re-territorialização do Campo Brasileiro”. Neste estudo, informam que a adoção de modernas técnicas pela agricultura provocou o aumento da sua dependência em relação à indústria. Além disso, informam que a agricultura passou a depender, cada vez mais, do suprimento externo de energia, principalmente de petróleo.
A expansão da agricultura moderna, segundo explicam as autoras, é caracterizada pela produção, em larga escala, de reduzido número de espécies vegetais e animais, provocando significativas alterações nos ecossistemas naturais e causando o agravamento de processos erosivos, o assoreamento de cursos d´água, a contaminação de mananciais, de alimentos e de pessoas devido ao uso inadequado de máquinas e implementos agrícolas pesados, além do emprego indiscriminado de fertilizantes e biocidas.
No caso brasileiro, explicam, as políticas públicas voltadas ao estímulo da modernização da agricultura foram decisivas e se direcionaram, principalmente, aos agricultores com maior inserção ao mercado, não contemplando a maioria dos pequenos produtores rurais. “Houve, então, o aprofundamento do nível de concentração da propriedade da terra e a intensificação do êxodo rural, provocando o agravamento do já bastante crítico quadro social do país”, acentuaram.
A perda da diversidade biológica decorrente do cultivo de poucas lavouras em larga escala e o comprometimento da qualidade ambiental são também abordados na obra como elementos negativos associados à expansão indiscriminada da agricultura moderna no Brasil.
Terezinha Tarcitano
TTarcitano Assessoria de Comunicação
www.ttarcitano.com.br / terezinhatarcitano@yahoo.com.br
(51) 4063 6697
(51) 9929 4575