Pela primeira vez na história da Procuradoria-Geral do Estado, os servidores entrarão em greve, no próximo dia 03 de junho, segunda-feira. Como forma de mostrar adesão, eles se reunião nesta data, em frente ao DAER-RS, a partir das 8h, e permanecerão mobilizados até a noite. Às 10h30, alguns diretores farão discurso no carro de som que estará à disposição no local. O DAER está localizado na Avenida Bordes de Medeiros, 1.555.
Após a votação maciça pela greve no último dia 27/05, houve a inscrição de mais 40 servidores no Sindispge (Sindicato dos Servidores da Procuradoria-Geral RS), totalizando 90%: dos 740 servidores ativos 670 estão filiados.
A reivindicação da categoria refere-se à inflação de 26%, publicada na Lei Orçamentária para o exercício financeiro dos anos de 2011 a 2014. O Governo ofereceu 10% em duas parcelas – a primeira, em 1º de junho de 2013 (6%) e, a segunda, em 1º de junho de 2014 (3,8%). Uma segunda proposta, também rechaçada, foi de 15% em três parcelas anuais, até 2015, atrelada à redução do Plano de Carreira de 10% para 5% em cada nível.
A presidente do Sindispge, Sabrina Oliveira Fernandes, ressalta que o trabalho dos servidores da PGE é de extrema importância para o Estado, uma vez que eles atuam em sua defesa, legitimando a atuação do Governo. Exemplo desse trabalho é a fiscalização do pagamento de precatórios, da cobrança de dívida ativa, de débitos da extinta Caixa Econômica Estadual, de contratos como PROCRED, dentre outros. A diretora Valquíria da Silva Maciel.destacou, também, a atuação dos servidores quanto à melhoria da arrecadação: “tão importante quanto arrecadar é a economia gerada quando a PGE ganha uma ação judicial e o Estado deixa de gastar indevidamente”.
Destaca-se, ainda, que o serviço prestado pelos servidores da PGE é também revertido em políticas públicas e de inclusão social, auxiliando o Estado em sua capacidade de se refinanciar e de aplicar e executar as políticas públicas traçadas pelo Governo para a sua população, como a construção de escolas, creches, hospitais etc.
Até o momento, não houve acordo com o Comitê de Diálogo Permanente (CODIPE). Algumas entidades têm se manifestado favoravelmente ao movimento grevista, a exemplo da OAB-RS, do Conselho Regional de Contabilidade, da CUT, da UGT (União Geral de Trabalhadores), do Sindisjus RS (Sindicato dos Servidores da Justiça do RS), do SindBancários de Porto Alegre e do SIMPE RS (Sindicato dos Servidores do Ministério Público).
CRONOGRAMA DA PRIMEIRA SEMANA DE GREVE:
Segunda-feira: Em frente ao DAER-RS
Terça-feira: Em frente à Assembleia Legislativa
Quarta-feira: Na rampa principal do Centro Administrativo (CAFF)
Quinta-feira: Em frente ao Palácio Piratini
Sexta-feira: Em frente ao DAER-RS
Terezinha Tarcitano
Assessoria de Imprensa
(51) 9929-4575