Dando continuidade ao 8º Encontro Brasileiro de Terapeutas e Profissionais Holísticos, no dia 23/03, Giovani Cherini abriu os trabalhos com a música “Eu quero ser feliz agora”, contagiando todo o público. Em seguida, a terapeuta Anna Wertheimer fez uma harmonização por meio de terapia quântica Vibracional com os Sinos Atlantes de Cristal, Cura Eletrônica. Em seguida foi cantado o mantra “Satchita”, mantra hindu e canto pela paz.
Parte dos expositores ficou localizada estrategicamente no mezzanino com o objetivo de, junto com o público, assistir as palestras e interagir com as atividades apresentadas. Nesta oitava edição, os palestrantes convidados não proferiram suas conferências no palco. Estiveram durante todo o tempo junto com a plateia e caminhando entre ela visando a uma maior aproximação e interação.
Kabbalah
A primeira palestra do dia, “Vivemos em um mundo em transformação”, foi feita pela pioneira no ensino da Kabbalah, mística judaica, Adriana Finkelstein. Explicou que, a partir do conhecimento da Kabbalah, adentramos em uma nova consciência: a messiânica ou quântica, “onde o olhar sob a vida é outro, ou seja, o foco se desloca para a alma, para aquilo que somos e não aquilo que temos”.
De acordo com a terapeuta, transformar a nossa mente é transformar o nosso todo e, para isso, há necessidade de se adentrar na realidade da causa, sendo este é o caminho que a Kabbalah nos leva a entender as leis espirituais para que possamos funcionar de lá para cá, ou seja, do espiritual para o físico. “A Kabbalah nos oferece os instrumentos necessários para acessar e compreender nossa vida e, com uma nova consciência, acessamos o mundo da plenitude”, informou.
Deus e ciência
A palestra “Entre Deus e a Ciência: de que lado você está?” foi apresentada pelo engenheiro Marcelo Caldana com uma análise comparativa das mais recentes descobertas científicas com os textos correlatos da Bíblia conforme narrativas do Gênesis, especialmente. Na oportunidade, lançou duas perguntas: Quem é Deus? e Quem é a ciência? Desta forma, questionou a autoridade da ciência para desprezar a religião e a própria ciência ao desprezar os sentimentos e as emoções humanas.
Seu principal objetivo foi fornecer elementos para que o público presente chegasse a uma conclusão própria sobre este tema que “teimosamente” resiste ao tempo. Para tanto, Caldana fez claras argumentações científicas e bíblicas que endossam os pareceres atuais da ciência. Ele afirma que “Deus é um ilustre desconhecido dos homens” e condena a postura da Ciência “que se julga como o único meio para encontrar a verdade”.
Marcelo Caldana questionou a atuação do cientista dos dias atuais e, consequentemente, “sua ineficácia, apesar dos abundantes recursos financeiros e tecnológicos colocados à disposição”. Para ele, a ciência, sem dar-se conta, está comprovando os textos bíblicos da criação do universo e do homem. “Como escritor, não tive a pretensão de provar que a bíblia está correta. Como engenheiro, faço uma fria análise comparativa e imparcial”, destacou.
Hipnoalquimia
O parapsicólogo clínico Cesar Grisa falou sobre “Hipnoalquimia e o poder das emoções”, na qual seu principal objetivo foi mostrar como trabalhar com a hipnose no momento de emoção de algum episódio do passado. No processo de regressão de memória que o especialista proporciona, informou que coloca o paciente em contato com um sentimento ou experiência negativa do passado e, naquele exato momento, auxilia na transformação daquela sensação por uma compreensão do fato de uma forma positiva, sempre usando a verdade como libertação.
Autodefesa psíquica
Com o tema “Autodefesa psíquica”, o astrólogo e parapsicólogo Jaime Dalmau informou que, atualmente, o número de agressões físicas é de longe ultrapassado pelo número de agressões psíquicas entre as pessoas. “A diferença é que elas, em geral, temem mais os danos físicos do que os psíquicos. E, no entanto, eles são quase que equivalentes”, afirmou. O terapeuta esclareceu os efeitos das agressões psíquicas nos indivíduos e o que os leva a se agredirem. Deu dicas sobre como prevenir, diagnosticar e tratar dos efeitos desse tipo de agressão, usando os meios tradicionais e os mais modernos métodos psicotrônicos.
Missão da alma
“Qual é a missão da sua alma”. Este foi o tema central da palestra ministrada pelo escritor Bruno J. Gimenes, representando o site “Somos Todos Um”, espaço holístico na internet que congrega conceitos universais. Na oportunidade, apontou a necessidade de encontrarmos e realizarmos a missão de nossas almas como um caminho para a felicidade verdadeira e a cura da alma.
Entre diversos aspectos abordados, o palestrante evidenciou que quando não vivemos a missão de nossas almas, o universo nos envia sinais constantes para que possamos fazer as mudanças necessárias. Em geral, esses sinais são as crises, os conflitos, as doenças que sempre sinalizam a importância de fazermos mudanças profundas na forma como vivemos a vida e nos relacionamos. Para concluir, Bruno J. Gimenes enfatizou a importância de vivermos em conexão com a nossa essência espiritual para a conquista de uma vida plena.
Astrologia Chinesa e Feng Shui
“Quatro Pilares do Destino – Astrologia Chinesa” significa, segundo a consultora na área de Feng Shui e Astrologia Chinesa, Sílvia Sacramento, um dos sistemas astrológicos chineses, não se baseando em astros, mas no acompanhamento dos ciclos cósmicos. “Este sistema astrológico utiliza o animal e o elemento associado ao ano, ao mês, ao dia e à hora do nascimento e, por meio da comparação do elemento que representa a pessoa e o restante dos elementos do mapa, é possível analisar não só o equilíbrio orgânico, o tipo de sintoma físico que uma pessoa pode desenvolver, mas, também, como são os seus relacionamentos, que tipo de atividade pode ser melhor desenvolvida e como encontrar a prosperidade”, afirmou.
Segundo ela, na visão chinesa, há uma trilogia a ser levada em conta na análise do Feng Shui e da Astrologia: o imóvel-Feng Shui, a pessoa – por meio da análise do mapa de quatro pilares – e o momento que pode potencializar ou amenizar a influência do imóvel sobre as pessoas. “Para que algo aconteça na sua vida, é preciso que o imóvel e o ocupante tenham essa potencialidade e que o momento desencadeie isso”, destacou.
Segundo ela, conhecer as potencialidades, os momentos em que cada oportunidade pode ser melhor aproveitada e manipular não somente os bons, mas também os maus momentos a seu favor, é o principal objetivo para se conhecer os Quatro Pilares do Destino”, finalizou.
Homeostase Quântica da Essência
A nova terapia de “Homeostase Quântica da Essência saúde emocional, mental e física, pessoal e organizacional através da Física Quântica” foi explicada pelos terapeutas bioquânticos, Sérgio Roberto Cecato e AdélioSziachia. Trata-se de uma técnica criada por Sérgio Cecato para devolver o poder de controlar a própria vida emocional, mental e, ainda, a restaurar a saúde perfeita.
“Quem se beneficia da terapia de Homeostase Quântica da Essência restabelece o pleno controle de sua vida, muda as atitudes, passa a emitir sinais positivos diante dos confrontos da vida cotidiana e acaba por influenciar mudanças significativas no seu meio ambiente”, explica o professor que também é pesquisador de Terapias Bioquânticas.
Lembrou que todos os dias somos bombardeados por negatividades, frustrações e perdas que surgem da convivência com pessoas difíceis, pela pressão sofrida na vida profissional ou pelos fatos rotineiros que, cada vez mais, nos empurram ao exercício das emoções negativas. Tudo isso, somado ao estresse acumulado, aos sofrimentos do passado registrados em nossa memória, geram, segundo ele, doenças psicossomáticas, distúrbios mentais e fracassos diante da vida.
Com o auxílio desta terapia inovadora, informou que os registros e condicionamentos emocionais e mentais negativos são totalmente eliminados. “Aprende-se a irradiar energia sempre positiva e a exercer uma atitude vibrante com a vida, as pessoas e fatos ao nosso redor, tudo isso termina por transformar a realidade externa”, acentuou, acrescentando que esta técnica pode ser aplicada para alterar o ambiente familiar, educacional e profissional com sucesso.
Reprogramação Mental pela Compreensão
Com a palestra “Hipnose Humano-pangriziana e Reprogramação Mental pela Compreensão”, o parapsicólogo clínico Pedro Griza informou que o trabalho que ele desenvolve com os pacientes é uma reprogramação mental de episódios perturbadores do passado de forma positiva por meio da compreensão, transformando a mágoa ou o ódio pela percepção do amor. “A transformação é imediata”, garantiu. Segundo ele, somos duas pessoas, mas funcionamos como se fôssemos duas entidades. Isso porque a nossa mente possui duas funções distintas: consciente (racional) e inconsciente (mecânica, automática e autônoma”, concluiu.
Técnica Bioeletrográfica
A psicóloga e hipnoterapeuta Selma Milhomens palestrou sobre o tema “Técnica Bioeletrográfica – Antiga Foto Kirlian – Usos e Perspectivas”, e explicou a importância do Efeito Bioeletrográfico, os aspectos históricos da técnica e sua utilização em várias áreas. Mostrou trabalhos utilizando a bioeletrografia, tanto de sua autoria como de outros pesquisadores. Selma, que também e hipnoterapeuta pela Sociedade de Hipnologia do Paraná, descreveu sobre o que é a Técnica Bioeletrográfica, seus aspectos Históricos, a utilização da Técnica Bioeletrográfica, os trabalhos em diversas áreas utilizando a Bioeletrografia, e as perspectivas da técnica.
Explicou que, como resultado do metabolismo celular de nossos corpos, diversas substâncias químicas são liberadas e, no final, são exaladas sob a forma de gases e/ou vapores pelos poros da pele, como o suor, ureia, CO2, NH4, SO2 etc. Conforme a composição química desses gases e vapores exalados pelas papilas digitais e ionizados na máquina bioeletrográfica, surgem as diversas cores e estruturas geométricas nas fotos bioeletrográficas. “E são esses gases e/ou vapores, produzidos pelo metabolismo celular, que indicarão como se encontra o estado de saúde orgânica e psíquica da pessoa, permitindo um auxílio diagnóstico do problema”, informou.
De acordo com a terapeuta, a Técnica Bioeletrográfica, além de ser utilizada como auxílio diagnóstico na área médica, para identificar problemas de saúde orgânica e/ou psíquica, por meio dos bioeletrogramas, também está sendo utilizada em pesquisas nas áreas de agronomia, mineralogia, fitoterápicos, acupuntura, veterinária, homeopatia, psicologia, entre outras terapias complementares.
Pineal e Campo Elétrico Magnético (EMF)
Sobre o tema “Ativando a Pineal para a sua conexão”, a professora Silvia Fleury explicou que esta é uma das principais responsáveis pela comunicação entre o ser humano e o divino. O principal objetivo com seu estudo é de levar o ser humano a se conectar com sua dimensão mais elevada, ou seja, facilita o desabrochar da intuição e demais faculdades.
Sobre a EMF (Campo Elétrico Magnético) Lattice Logic, informou que foi um programa especialmente desenvolvido para ajudar e guiar crianças na idade escolar no que se refere à organização de sua própria energia, pensamentos e emoções a fim de que possam desenvolver relacionamentos mais harmoniosos e saudáveis. Para tanto, disse que faz várias dinâmicas com as crianças para desenvolver sua sensibilidade energética.
Paralelo 19
Rita de Cássia de Almeida Cunha, médica, falou sobre “No Coração da Terra-Paralelo 19”, tema do livro que lançou no ano passado, que aborda um romance entre um ser extraterrestre e uma farmacêutica que vivem no Pantanal (MS). Kardecista, entende que o universo obedece as leis da evolução espiritual por meio do amor e do poder da mente. Atualmente, estuda no Projeto Portal.
Fábrica de Endorfinas
Para encerrar a programação do dia, a terapeuta holística argentina Delia Pescio fez uma vivência do riso com o público intitulada de “Fábrica de Endorfinas-Rir é o melhor remédio”. Para ela, rir é o segredo de tudo. Delia aprendeu a técnica na Escola La Risa y La Salud (O Riso e A Saúde) e repassa para todo o Brasil a importância de se mudar o pensamento e a atitude. “Rindo e sorrindo o cérebro envia um comando à glândula hipófise para liberar endorfinas, que são os analgésicos naturais do corpo”, enfatizou.
Terezinha Tarcitano
TTarcitano Assessoria de Comunicação