O Curso de Homeopatia (Modalidade Extensão Universitária), com conteúdos inéditos, será promovido pela Universidade Federal de Viçosa-UFV/MG, única instituição de ensino do mundo a formar mestres e doutores em homeopatia, no dia 16 de março, no Hotel Faial (Rua Felipe Schmidt, 603, Centro), em Florianópolis. O curso conta com o apoio da Fundação Banco do Brasil e da Homeobras Postos Homeopáticos a apresentará técnicas inovadoras para uso próprio, de outros seres vivos e do ambiente
Destinado ao público em geral, proporciona, inicialmente, o autoconhecimento. Ao estudar a matéria médica e os princípios da ciência da homeopatia, de acordo com a professora Eliete M. M. Fagundes, coordenadora do Curso de Extensão há 18 anos, o interessado terá condições de ampliar este conhecimento para todos os reinos da natureza. Esta abordagem é inédita na homeopatia mundial e a Universidade Federal de Viçosa é pioneira em pesquisas de ponta sobre o meio ambiente, já com várias teses de doutorado e mestrado.
As aulas serão iniciadas com ensinamentos inovadores em que diversas desarmonias, tanto físicas quanto psicológicas poderão ser amenizadas e até mesmo solucionadas com o uso da homeopatia. Além dessas informações, outras de extrema utilidade atual serão citadas, como procedimentos para tratar dengue, gripe, depressão e outros.
Um dos objetivos do curso é mostrar que qualquer pessoa pode aprender a indicar homeopatia, e não somente médicos. E essa formatação é considerada uma das maiores conquistas da Universidade mineira, considerada referência mundial em estudos e inserções homeopáticas em várias áreas, além de ser pioneira em aplicação da homeopatia na agricultura.
O curso tem a duração de dois anos, sendo um dia de aula por mês. Divide-se em dois módulos complementares e, para cada etapa, são ministrados 10 dias de aulas. A carga horária total do curso é de 400 horas, assim distribuídas: 1ª etapa: 100 horas presenciais e 100 horas de estudos orientados e trabalhos; 2ª etapa: 50 horas presenciais e 150 horas de estudos orientados, trabalhos e estágio.
Ao término, é emitido um certificado pela Universidade Federal de Viçosa, válido como padrão internacional, podendo ser utilizado legalmente para a execução do trabalho como Homeopata em inúmeros países da Europa, da Ásia, da América Latina, além da Índia e dos Estados Unidos. Existe a opção de dar continuidade aos estudos com um Curso de Aperfeiçoamento.
A carga horária total do curso é de 800h. “Quanto mais completa for, mais será importante para uma boa colocação no mercado de trabalho ou mesmo a valorização profissional em consultório individual”, explicou a professora Eliete, destacando a grande importância do certificado. Segundo ela, as universidades federais funcionam como o MEC, ou seja, os certificados de cada pessoa estarão registrados no Registro Escolar da UFV (Universidade Federal de Viçosa) e, automaticamente, também no MEC.
O curso tem como meta principal ensinar conteúdos inéditos, mais avançados do que qualquer curso da Europa e da Índia. A Biliografia utilizada, também é inovadora, portanto alguns livros indicados são dos mesmos autores.
A coordenadora do curso em Forianópolis é a especialista Cristiani Duarte Soares Arispe, que pode prestar mais informações pelos telefones (48) 3242-1502 – 8403-6196 – 9996-4551, ou, também, o terapeuta e professor Rudmar Mendes Moscarelli, de Porto Alegre (RS), pelo telefone (51) 3024-3431.
Outros dados sobre o curso, com todo o programa de conteúdo, podem ser adquiridos no site www.homeopatias.com
Terezinha Tarcitano
Assessora de Imprensa