Solenidade e homenagens marcaram a abertura das atividades alusivas ao mês de aniversário de criação dos cursos jurídicos no Brasil pela presidente do Instituto dos Advogados do RS (IARGS), Sulamita Santos Cabral, hoje, dia 03/08, no auditório do instituto. Ela destacou que o IARGS é um pólo gerador da cultura jurídica e a casa que todos devem atuar como partícipes. “O IARGS se renova, se reinventa sempre e é a principal riqueza humana de todos”, afirmou.
Na oportunidade, a Dra Sulamita fez um breve histórico da criação dos cursos jurídicos no país e lembrou a importância do advogado José Feliciano Fernandes Pinheiro, o Visconde de São Leopoldo, que apresentou, em sessão de 14 de junho de 1823, indicação pioneira de instalação de uma universidade no Império do Brasil. Discorreu que ele foi ministro do Império de Dom Pedro I e criador dos Centros Jurídicos, logo, instituidor dos cursos jurídicos no Brasil. Como ministro da Justiça, em 1827, criou as Faculdades de Direito de São Paulo e Olinda, por decreto de 11 de agosto daquele ano.
Em seguida, o Desembargador Silvino Joaquim Lopes Neto, integrante do Conselho Superior do IARGS, foi o orador de um discurso extensivo a todos os homenageados da data comemorativa. Para prestar um tributo a eles, mencionou a música da cantora Maria Betânia, “Agradecer e Abraçar”, citando os versos “nada a pedir, só a agradecer”. E, para finalizar, acentuou que a gratidão é a memória do coração.
Homenageados: Desembargador Alfredo Guilherme Englert, Desembargador Vilson Darós, Dr Avelino Alexandre Collet, Dra Violeta Odete Azevedo de Campos, Dr José Luiz Vieira (póstuma), Dr Domiciano José da Cunha e Dr Luiz Alberto Cibils.
Terezinha Tarcitano
Assessora de imprensa